O segundo maior parque solar fotovoltaico do mundo vai nascer no Brasil
O parque solar do estado de Sergipe, ficará atrás do maior parque solar do mundo, o Golmund Desert Solar Park, na província chinesa de Qinghai, que adiciona 1.800 MW.
No dia 17 de Julho, o projeto foi apresentado ao governador Belivaldo Chagas e a licença ambiental foi entregue.
O projeto, uma iniciativa da Enesf – Energias do São Francisco, consórcio formado por empresas e investidores “que acreditam no potencial energético do estado”, conforme lida em nota do governo local, está em desenvolvimento há dois anos.
Sobre o parque solar Felipe Koefender, diretor de novos negócios da Enesf afirmou:
“É um projeto de energia solar, com 1.200 MW de capacidade instalada, o maior do país em energia solar e, possivelmente, um dos maiores do mundo”.
“Calculamos um investimento total de cerca de R $ 5.000 milhões (€ 1123 milhões) para os 1.200 MW”, acrescentou.
Os primeiros passos já estão em andamento:
- Foi instalada uma estação de medição solar;
- Foram alugados mais de 2,4 mil hectares de terreno;
- O projeto básico de engenharia está já concluído.
Koefender referiu ainda:
“A expectativa é que a instalação completa do parque de energia solar seja realizada no menor tempo possível. A ideia é avaliar o mercado a partir do leilão e viabilizar a construção do projeto”.
“A primeira etapa do parque inclui a construção de 600 MW que alocaríamos ao leilão do governo federal, que será realizado em outubro. E depois haverá uma expansão de mais de 600 MW, o que poderia significar uma capacidade instalada de mais de 1.200 MW com a qual o projeto foi concebido”.
0 Comentários