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Plataforma da ONU quer comprometimento de negócios com promoção de acesso à água e saneamento no Brasil

Quando discutimos acesso à água potável e saneamento básico, a situação brasileira não é simples. Apenas 46% dos esgotos do país são tratados, e 35 milhões de pessoas não têm acesso a água tratada*. Para resolver o problema, seriam necessários investimentos de quase R$ 21,6 bilhões por ano, até 2033, mas o orçamento público limita-se a somente R$ 661 milhões*. Com o objetivo de promover maior engajamento das empresas com soluções para este tema, a Rede Brasil do Pacto Global promove ação com a plataforma CEO Water Mandate em São Paulo no mês de dezembro.

 Pela primeira vez, a plataforma especializada na gestão corporativa da água realizou edição brasileira de seu evento anual, tradicionalmente sediado durante a Semana da Água de Estocolmo. No dia 11 de dezembro, no Unibes Cultural (SP), especialistas discutiram soluções para a promoção do Objetivo Global 6  – Acesso a Água potável e Saneamento. Entre os confirmados estão o presidente do CEO Water Mandate, Jason Morrison, o especialista em soluções baseadas na natureza da Fundação Boticário, Thiago Piazzetta Valente, e a criadora da plataforma A Moda pela Água, Chiara Gadaleta.

Na ocasião, a Rede Brasil do Pacto Global lançou a versão em português do guia prático Strengthening the business case for water, sanitation and hygiene – how to measure value for your business, desenvolvido para ajudar as empresas a entender o valor comercial de suas iniciativas em água, saneamento e higiene (WASH) e a calcular seu retorno financeiro sobre o investimento (ROI). Também serão premiadas as melhores iniciativas empresariais brasileiras relacionadas ao uso da água, que farão parte da publicação “Cases de sucesso em ODS 6 (Água e saneamento)”.

“Em busca da ambição do ODS6 de obter acesso universal à Água, Saneamento e Higiene (WASH), estamos pedindo a todas as empresas que estabeleçam políticas e programas de WASH no local de trabalho, nas suas cadeias de suprimentos e nas comunidades onde os trabalhadores vivem, que garantam acesso à água potável e saneamento à maioria da população adulta, que trabalha fora de casa”, afirma Jason Morrison, presidente do CEO Water Mandate e do Pacific Institute, que participa do evento em dezembro.

Água e saneamento: uma oportunidade para os negócios

A Organização Mundial da Saúde estima que a cada dólar investido em saneamento, US$ 5 retornam à sociedade, principalmente em forma de economia nos gastos com tratamento de doenças. Portanto, além dos benefícios éticos e sociais, os negócios podem aproveitar as oportunidades econômicas geradas pelo investimento em saneamento básico e água potável. A situação urgente cria oportunidades para as empresas que desejam atuar neste setor. Os investimentos em água e saneamento tem potencial de gerar um total de 68,3 mil postos anuais de trabalho.

“Segurança hídrica é uma questão importante para empresas e investidores, uma vez que o recurso é essencial para mover os setores da indústria, comércio, agricultura e serviços. Além de evitar riscos reputacionais a empresas, a própria construção de um cenário resiliente para uma escassez de água cria oportunidades para os negócios que podem oferecer soluções tecnológicas e produtos inovadores”, afirma o secretário executivo da Rede Brasil do Pacto Global, Carlo Pereira.

*Fontes:

Instituto Trata Brasil (https://www.tratabrasil.org.br/saneamento/principais-estatisticas)

CNI

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