• SIGA O JUSCELINO NAS REDES

Robô detecta água quente sob importante geleira da Antártica

Uma equipe de cientistas observou, pela primeira vez, a presença de água quente sob a geleira Thwaites, na Antártica. A descoberta determinou a causa por trás do derretimento gradual da plataforma de gelo e alerta para os perigos das mudanças climáticas.

“As águas quentes nesta parte do mundo devem servir de alerta para todos nós sobre as mudanças terríveis em potencial causadas pelas mudanças climáticas no planeta”, explica David Holland, diretor da Universidade de Nova York e um dos líderes da pesquisa. saiba mais

Os cientistas ficaram surpresos ao saber que as águas na região onde a geleira encontra o mar estão mais de 2 graus Celcius acima do ponto de congelamento. A consequência disso é o derretimento do gelo. “Se essas águas estão causando o derretimento das geleiras na Antártica, as mudanças resultantes no nível do mar seriam sentidas em partes mais habitadas do mundo”, diz Holland.

A equipe lançou um dispositivo subaquático chamado Icefin para navegar nas águas e medir a turbulência e a temperatura das águas. “Projetamos o Icefin para finalmente permitir o acesso às zonas de aterramento das geleiras, lugares em que as observações eram quase impossíveis, mas onde mudanças rápidas estão ocorrendo”, disse, em comunicado, Britney Schmidt, cientista-chefe da Icefin e professora da Escola de Ciências da Terra e Atmosféricas do Instituto de Tecnologia da Georgia, nos Estados Unidos.

Atualmente, a plataforma de gelo representa cerca de 4% do aumento global do nível do mar. O derretimento total do bloco drenaria uma massa de água com tamanho equivalente ao da Grã-Bretanha ou do estado da Flórida. Seu colapso aumentaria o nível do mar pelo mundo em quase 1 metro, o suficiente para causar estragos em áreas povoadas de todo o planeta. 

Redação Galileu

YOU MIGHT ALSO LIKE

0 Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.

Inscreva-se

Receba as últimas notícias do Blog do Juscelino