• SIGA O JUSCELINO NAS REDES

Reciclagem de plástico: mitos e verdades

A reciclagem de plásticos é um jogo de adivinhação diário para a maioria das famílias. Papelão, papel, metal e vidro podem ser jogados diretamente na lixeira se estiverem limpos e livres de graxa e manchas. Mas o plástico é complicado. Não há fim de falácias e equívocos sobre quais embalagens de plástico vão para a lixeira e quais são resíduos gerais.

Aproximadamente 8 bilhões de toneladas de plástico foram produzidas desde a década de 1950, e a maior parte existe em algum lugar do planeta, porque leva milhares de anos para se degradar. Das 5,8 bilhões de toneladas de plástico que não estão mais em uso, apenas 9% foram recicladas.

Quase metade de todo o plástico produzido a cada ano é usado para embalagens de produtos. De frascos de xampu a embalagens de iogurte, os europeus produzem em média 31 kg de resíduos plásticos por ano. Mas o que devemos fazer com isso? Jogá-lo na lixeira? Jogá-lo no lixo? Ou leve-o para um centro de reciclagem?

Confira abaixo alguns mitos:

Mito: o símbolo de ponto verde na embalagem significa que o produto é feito de material reciclado ou pode ser colocado na lixeira.

Errado. Este logotipo é usado apenas para mostrar que o produtor da embalagem contribuiu financeiramente para sua reciclagem ou reutilização.

Mit: Os números em um triângulo significam que o produto é sempre reciclável.

Não. Existem cerca de 40.000 tipos de plástico e a indústria os encaixa em sete amplas categorias de reciclagem. A maioria das embalagens plásticas carrega um logotipo triangular com um número de um a sete no interior, denotando a composição química do plástico. Se é 1, 2 ou 5, a maioria dos conselhos costuma reciclá-lo. O número 4 é às vezes reciclado. Mas 3, 6 e 7 quase nunca são reciclados.

Mito: O laço Mobius na embalagem significa que pode ser reciclado.

Não. Este símbolo de três setas formando um triângulo simplesmente indica que algumas ou todas as partes da embalagem podem ser recicladas, e não que serão aceitas por todos os sistemas.

Mito: Todas as autoridades locais aceitam reciclagem de plástico.

Realidade: As autoridades locais têm diferentes capacidades de reciclagem e têm suas próprias regras sobre quais plásticos eles aceitam na reciclagem. Os proprietários devem verificar com a autoridade local detalhes sobre o que podem colocar na lixeira.

Mito: Você não pode reciclar todas as garrafas de plástico.

Não tão rápido – todas as garrafas de plástico transparentes e coloridas são recicláveis, assim como garrafas de água, recipientes para xampus, garrafas de produtos de limpeza e de bebidas com gás. As únicas garrafas de plástico que não podem ser recicladas são aquelas usadas para produtos químicos. O que leva ao próximo mito.

Mito: Você pode simplesmente jogar a reciclagem de plástico diretamente na caixa de reciclagem.

Não, primeiro você precisa lavar qualquer alimento ou líquido de recipientes de plástico, pois isso pode contaminar produtos reciclados. As tampas devem ser fechadas novamente e as garrafas devem ser esmagadas para economizar espaço.

Mito: Eu posso jogar qualquer plástico na caixa de reciclagem.

Este é um mito comum. Os plásticos que geralmente não são recicláveis incluem bandejas de pílulas com papel alumínio, como aquelas para pílulas para dor de cabeça, bolsas laminadas de alimentos para animais de estimação, potes de tinta, brinquedos e poliestireno expandido usado nas embalagens.

O filme plástico de panelas ou bandejas não é reciclável. O filme plástico aderente, os pacotes crocantes e as bolsas de alimentos e bebidas, os sacos de salada pré-preparados e qualquer filme que não seja de polietileno, como PP, PVC e outras formas. E o plástico preto geralmente não é aceito, pois sua coloração significa que não pode ser escolhido pelas máquinas de triagem.

Mito: eu deveria simplesmente despejar sacolas na lixeira.

Falso. A maioria dos sacos de plástico pode ser reciclada, mas deve ser deixada nos pontos de coleta dos supermercados. As que podem ser entregues incluem sacolas plásticas, sacolas para limpeza a seco, embalagens de revistas e jornais, plástico bolha e sacolas para frutas e legumes soltos. Os sacos de plástico são reciclados separadamente porque podem se enroscar no equipamento de reciclagem usado para classificar os materiais, causando problemas técnicos nas plantas de reciclagem.

Mito: O plástico reciclado acaba no aterro.

De modo nenhum. De fato, existem duas maneiras de reciclar plásticos.

• A reciclagem de produtos químicos retira os plásticos de volta aos seus ingredientes químicos constituintes, embora o processo ainda esteja em sua formação.

• A reciclagem mecânica quebra os plásticos e os transforma em pallets a partir dos quais o plástico reciclado é feito. A maioria das tecnologias exige que o plástico reciclado seja combinado com o plástico virgem para criar novos produtos. Mas algumas empresas descobriram maneiras de produzir 100% de plástico reciclado.

Mito: O plástico reciclado é tão bom quanto o plástico recém-fabricado.

Infelizmente não. Como o plástico é reciclado, sua qualidade diminui e normalmente só pode ser reutilizada uma ou duas vezes. Por exemplo, garrafas de tereftalato de polietileno podem voltar à vida como roupas de poliéster ou tapetes. Isso não se compara a vidro, papel e metal que pode ser reciclado indefinidamente.

Mito: A indústria do plástico nada faz com canudos, cotonetes ou embalagens de poliestireno.

De fato, sob uma iniciativa do Reino Unido chamada Pacto de Plásticos, a maior parte da indústria se comprometeu a lidar com embalagens desnecessárias. O pacto identificou oito itens problemáticos que os fabricantes se comprometeram a eliminar até 2020. Estes incluem canudos de plástico, cotonetes com hastes de plástico, embalagens de poliestireno, talheres de plástico descartáveis, agitadores de plástico e pratos e tigelas de plástico descartáveis.

Fontes:
The Guardian-Plastic recycling: a guide to the myths and realities

YOU MIGHT ALSO LIKE

2 Comentários

  • Vivian Teixeira

    Olá, tudo bem? Quais são seus contatos de e-mail e telefone para envio de sugestão de pauta, por favor? Obrigada! Abraços.

    setembro 30, 2019 - 2:56 pm Reply

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.

Inscreva-se

Receba as últimas notícias do Blog do Juscelino