Preocupação com sustentabilidade faz empresas repensarem embalagens
Uma nova pesquisa realizada pela Smurfit Kappa revelou que a sustentabilidade está transformando a agenda da inovação, à medida que as empresas repensam seus produtos e soluções de embalagem, em um esforço coletivo para combater os resíduos no meio ambiente.
A Pesquisa de Equilíbrio entre Sustentabilidade e Lucratividade*, realizada entre 200 executivos no Reino Unido, mostrou que a sustentabilidade está impulsionando toda a área de P&D de novos produtos em mais de um terço das empresas.
Vale destacar também que as companhias estão se concentrando nas embalagens como uma oportunidade de inovação: sete em cada 10 empresas citaram que os materiais para embalagens são o seu maior desafio de sustentabilidade, seguido pela coleta e reciclagem (59%) e materiais usados na fabricação de produtos (56%).
Além disso, nove em cada 10 empresas incluíram material usado ou reciclado em produtos / embalagens como parte de suas estratégias de sustentabilidade.
Consumidores impulsionam mudanças
“Esta pesquisa mostra que as empresas agora precisam lidar com a sustentabilidade em um ambiente econômico desafiador e que os consumidores continuarão a conduzir a agenda da sustentabilidade”, afirma Arco Berkenbosch, vice-presidente de inovação e desenvolvimento da Smurfit Kappa.
A pesquisa, que também examinou as opiniões dos consumidores sobre sustentabilidade e como eles estão se adaptando para criar um futuro mais sustentável, descobriu que 37% classificam o design de embalagem como importante ao tomar uma decisão de compra.
Sinalizando ainda mais a conscientização dos consumidores sobre as embalagens, a pesquisa mostrou que, nos últimos seis meses, mais da metade dos clientes comprou um produto especificamente porque ele tinha embalagens reutilizáveis ou biodegradáveis.
Soluções inovadoras
Ainda segundo Berkenbosch, à medida que as mudanças para embalagens sustentáveis se intensifica, é fundamental que as empresas continuem investindo em soluções inovadoras para responder à demanda dos consumidores, melhorar a percepção da marca e oferecer estratégias de sustentabilidade bem-sucedidas.
A Pesquisa de Equilíbrio entre Sustentabilidade e Lucratividade mostrou que oito em cada 10 empresas veem a sustentabilidade como um investimento a longo prazo, e não como um custo, com os consumidores continuando a impulsionar as atitudes das organizações em relação às práticas sustentáveis.
“Há oportunidades para os fornecedores enfrentarem no setor global de embalagens sem aumentar custos significativos, começando com a redução da quantidade de embalagens vazias no canal de comércio eletrônico e o uso de plástico no transporte de mercadorias na cadeia de suprimentos. Descobrimos que há uma demanda crescente por alternativas sustentáveis para os plásticos de uso único”, complementa o executivo.
*A Pesquisa de Equilíbrio entre Sustentabilidade e Lucratividade 2020 foi conduzida pela Longitude, uma divisão do Financial Times e entrevistou 200 executivos seniores e 1.500 consumidores no Reino Unido entre janeiro e março de 2020.
Por Ciclovivo
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