Cientistas encontram microplásticos em frutas e vegetais
Um estudo recente publicado no periódico científico Environmental Research revelou que microplásticos são absorvidos pelas frutas e vegetais que comemos.
De acordo com a pesquisa, cientistas descobriram que muitos dos alimentos que mais consumimos, como maças, cenouras, abacaxis, couve e repolho, estão contaminados com grandes quantidades de microplásticos. Entre as frutas e vegetais mais contaminados estão as maças e as cenouras.
Esta nova revelação é motivo de preocupação, considerando a presença importante destes produtos na nossa cadeia alimentar. Médicos normalmente recomendam que o consumo de frutas e vegetais é muito importante para a boa saúde. No entanto, a grande quantidade de microplásticos encontradas nestes alimentos pode comprometer estes benefícios e, pior, prejudicar o nosso corpo.
Descoberta alarmante
A pesquisa destacou os prejuízos que a ingestão de plástico traz para adultos e crianças. Apesar do consumo de microplásticos por meio de frutas e vegetais ser menor quando comparado ao causado pela água engarrafada, ele é bastante preocupante.
Outro estudo publicado pelo Nature Sustainability, comprova que microplasticos podem ser absorvidos pelas raízes de pé de alface. Uma vez que o material é absorvido, ele é transportado para as partes que comemos por meio dos sistemas internos fluxo de água e nutrientes.
Peixes, carne e laticínios
Muitos grupos estão estudando o impacto dos microplásticos na saúde humana e diversas organizações cobram estas informações para que sejam elaboradas políticas de combate ao problema. De acordo com a fundadora da Plastic Soup Foundation (Fundação Sopa de Plástico), Maria Westerbos, a organização tem alertado para a presença de microplástico em peixes e outros animais marinhos. A Fundação está agora preocupada com a possibilidade de que que a carne também esteja contaminada.
- Foto: Pixabay
- Foto: Pixabay
“Sabemos há anos sobre a presença de microplásticos em peixes e crustáceos, mas esta é a primeira vez que somos alertados sobre a contaminação de vegetais”, declara Westerbos. “Se este material está nos vegetais, está também em todos os animais que se alimentam de vegetais, o que significa a contaminação da carne, do leite e de produtos derivados”.
Os efeitos do consume de microplásticos no nosso corpo estão sendo estudados por cientistas em diversas frentes de trabalho.
Por Ciclovivo
0 Comentários