• SIGA O JUSCELINO NAS REDES

Mapa mostra a velocidade com que Antártida está perdendo gelo

Pesquisadores da Universidade da Califórnia criaram um mapa que mostra como a Antártida está perdendo gelo ao longo dos anos. O esquema é 10 vezes mais preciso do que outros métodos e pode melhorar as previsões sobre o derretimento de gelo no continente, fenômeno que é resultado do aquecimento global.

Os glaciologistas usaram dados registrados desde os anos 1990 por seis satélites para determinar o quão rápido a camada de gelo está se movimentando, seja em áreas mais altas, seja em zonas mais baixas, como nas costas oceânicas da Antártida.

Os pesquisadores viram que a camada congelada mais próxima ao oceano se move de  centenas a milhares de quilômetros por ano. Por outro lado, o gelo que está em terra firme se movimenta devagar – menos de 10 metros ao ano.

Mapa mostra movimentação do gelo em metros por ano na Antártida (Foto: JEREMIE MOUGINOT/UCI)

Isso indica que o gelo tem se movimentado de pontos mais altos para zonas baixas e costeiras. Em média, os pesquisadores descobriram que 80% da Antártida tem camadas congeladas se mexendo em uma velocidade de cerca de 20 centímetros por ano.

Outro estudo, publicado no começo deste ano, mostrou que entre 1979 a 2017, o derretimento de gelo no continente cresceu seis vezes. Durante o período analisado, o fenômeno teria resultado no aumento do nível do oceano em mais de 1,7 centímetros a cada ano.

“Isso é apenas a ponta do iceberg”, afirmou Eric Rignot, pesquisador que participou dos dois estudos. “Conforme a camada de gelo da Antártida continue a derreter, esperamos que o nível dos oceanos suba no continente nos próximos séculos.”

YOU MIGHT ALSO LIKE

0 Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.

Inscreva-se

Receba as últimas notícias do Blog do Juscelino