• SIGA O JUSCELINO NAS REDES

França: seca provocada por aquecimento global causa rachaduras nas casas

Por RFI

As rachaduras provocadas pelo acúmulo de seca atingem moradias de cerca de 3.000 cidades francesas. Trata-se de uma consequência direta do aquecimento global, de acordo com uma reportagem publicada nesta segunda-feira (26) pela rádio France Info.

“Nós ouvimos o barulho à noite e de dia tem uma nova rachadura nas paredes da casa”, diz Evelyne, que mora na cidade de Crégy-lès-Meaux, na região parisiense. Para ela, as fissuras se tornaram uma “obsessão”. Sua casa foi particularmente atingida pelo fenômeno e possui dezenas de rachaduras, nas paredes internas e externas. “Tem uma rachadura que atravessa todo o teto. O solo desmoronou. A chaminé descolou da parede”, detalhou a francesa em entrevista à France Info.

Segundo ela, é impossível vender a casa. A única solução, diz, seria demolir e deixar para trás o que “demorou vinte anos para ser construído.” Jacky Rousse, outro morador da cidade, contou que, em sua garagem, uma rachadura de cerca de um centímetro e meio fez um buraco na parede. “Vai chegar uma hora em que ela vai cair”, declara. As rachaduras, diz, aumentaram nos últimos dois anos.

Em maio do ano passado, ele decidiu criar uma associação, “Rachaduras de Cregy”. “Em 2018, o reconhecimento do estado de catástrofe natural cobre o período de julho a dezembro, o que corresponde à época mais seca. Mas se a rachadura data de junho, não sabemos como isso será levado em conta pelas seguradoras”, diz Rousse. Jacky e Eveline não excluem a possibilidade de pedir uma indenização na justiça

Catástrofe

A cidade de Crégy-les-Meaux foi reconhecida em estado de catástrofe natural por conta da seca do ano passado. O fenômeno atinge cada vez mais cidades, segundo Sébastien Gourdier, técnico do instituto francês de pesquisas geológicas e de mineração (BRGM). “Até agora, isso acontecia com mais frequência no sul da França. Agora, o fenômeno atinge o norte”, diz.

YOU MIGHT ALSO LIKE

0 Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.

Inscreva-se

Receba as últimas notícias do Blog do Juscelino