• SIGA O JUSCELINO NAS REDES

Família mostra como produz toneladas de orgânicos no quintal

Por Marcia Sousa

Ser capaz de produzir alimentos é algo poderoso. Imagine a liberdade de não depender da oscilação dos preços do mercados? É partindo desta premissa que parte o documentário Homegrown Revolution, filme que conta a história de uma família norte-americana que, desde os anos 80, consegue suprir a própria demanda de alimentos frescos plantando alimentos orgânicos no quintal.

A iniciativa começou com o pai Jules Dervaes (já falecido) e seus três filhos – que seguem mantendo o propósito de vida – quase – autossustentável e dando palestras e workshops. Com a horta, a família garante as próprias ervas, vegetais e algumas frutas. Outros alimentos básicos, como farinha, arroz e açúcar, são comprados a granel em uma cooperativa de alimentos. 

Além disso, eles cuidam de vários animais sem fins de abate ou reprodução, mas que garantem ovos, por exemplo. Na garagem da residência foram instalados painéis solares que suprem quase 3/4 da demanda energética durante todo o ano.

O vídeo foi gravado há quase 10 anos, e é bem caseiro, mas ainda serve de inspiração por pelo menos dois motivos: é mais uma prova de que a agricultura dentro da cidade é possível e que podemos (e devemos) buscar mais autonomia em nossas vidas. A família Dervaes leva a sério o estilo “faça você mesmo”. Para se ter uma ideia, até o site do projeto foi criado por eles mesmo que, ao longo dos anos, foram aprendendo aspectos de design, codificação, gráficos, conteúdo e manutenção de sites.

Primeiros passos

Seguindo as dicas da família, se você se empolgou em começar o plantio caseiro tenha calma e comece pequeno. Cada clima, localização e, principalmente, necessidades individuais devem ser consideradas. Confira abaixo algumas dicas e veja quais você pode adaptar à sua realidade:

E se não for possível cultivar nenhum alimento em casa, tente apoiar agricultores locais.

YOU MIGHT ALSO LIKE

1 Comentários

  • AILTON COSTA

    Adorei ver essas atividades

    setembro 15, 2019 - 9:29 pm Reply

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.

Inscreva-se

Receba as últimas notícias do Blog do Juscelino