Horta comunitária agroecológica alimenta famílias de baixa renda em MG
Em Patos de Minas, município de Minas Gerais, está fazendo sucesso uma horta comunitária. Instalada em uma esquina do bairro Jardim Esperança I, a plantação está alimentando famílias de baixa renda com produtos frescos e sem agrotóxicos.
A medida combate o que muito se vê em áreas carentes: o deserto alimentar. Isto é, os lugares com difícil acesso a alimentos nutritivos.
Segundo a prefeitura, o objetivo é estimular a educação alimentar e ambiental entre os participantes. “O incentivo é para produção agroecológica de verduras, legumes e frutas”, afirma a gestão em comunicado.
Mas, esta não é uma horta isolada. Pelo contrário, ela integra o Programa Municipal de Hortas Comunitárias em Patos de Minas. Ainda de acordo com a gestão, durante 2019, nove hortas foram estruturadas, sendo algumas delas em escolas e centros municipais de educação infantil.
Além disso, a horta ocupa um espaço público ocioso do bairro, que do contrário poderia virar área de descarte irregular de lixo. Ocupar os terrenos baldios com áreas verdes só traz benefícios – inclusive para a saúde mental. A própria prática de cuidar da horta é uma terapia e um ótimo meio de socialização entre vizinhos.
Por Ciclovivo
0 Comentários