• SIGA O JUSCELINO NAS REDES

Você seria enterrado neste caixão biodegradável feito de cogumelos?

Engana-se quem pensa que sustentabilidade deve ser uma preocupação apenas durante a vida. Pois é, esse também é um assunto para aqueles que não estão mais entre nós. Mas, calma, não estamos falando de vida após a morte.

A forma como somos enterrados também impacta o meio ambiente. Daí porque uma dupla de cientistas da Holanda fundou a startup Loop Biotech. Ao caminhar por florestas, Lonneke Westhoff e Bob Hendrikx, formados pela Universidade de Tecnologia de Delft, na Holanda, observaram a habilidade dos cogumelos de transformar árvores mortas em nova vida. “Isso nos levou a reconhecer o papel significativo que esses organismos desempenham no ciclo natural da vida”, descrevem os fundadores, no site da empresa.

Pensando nisso, eles criaram produtos a partir desses fungos que prometem uma relação mais sustentável ao se desintegrarem na natureza. Entre eles, o caixão Loop Living Cocoon. A urna 100% natural é feita a partir do micélio, rede de raízes subterrâneas dos cogumelos. Segundo a empresa, a matéria-prima é cultivada em apenas sete dias na fábrica, usando cogumelos locais e cânhamo reciclado.

“Na natureza, o micélio é a força motriz por trás do ciclo natural da vida, transformando continuamente a matéria orgânica morta em nutrientes essenciais para o crescimento de novas mudas”, diz a empresa. “Esse poder único permite que o Loop Living Cocoon™ rapidamente se torne um com a natureza, transformando nossos nutrientes humanos em uma fonte para uma nova vida prosperar.” O material se desintegra em apenas 45 dias, de acordo com a fabricante.

O caixão é certificado para ser usado em enterros tradicionais, naturais ou mesmo cremações — Foto: Reprodução/loop-biotech.com

O caixão é certificado para ser usado em enterros tradicionais, naturais ou mesmo cremações — Foto: Reprodução/loop-biotech.com

Apesar de “diferentão”, o caixão é certificado para ser usado em enterros tradicionais, naturais ou mesmo cremações. De acordo com a empresa, o material é hidrofóbico, de modo que pode ser usado em refrigeradores funerários ou em um funeral na chuva. Romenos quebram recorde com maior camiseta do mundo feita de recicláveis Desmatamento no interior de SP fez 80 espécies de aves desaparecerem

O caixão de 995 euros (R$ 5,3 mil) pesa 30 kg e suas medidas internas são de 195 (comprimento) x 58 (largura) x 35 (altura) centímetros; já as externas correspondem a 216 (comprimento) x 75 (largura) x 45 (altura) centímetros.

As entregas são feitas em toda a Europa, mas é possível avaliar a possibilidade de envio para outros continentes.

Por Galileu

0 Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.

Inscreva-se

Receba as últimas notícias do Blog do Juscelino