• SIGA O JUSCELINO NAS REDES

SP segue “quebrando concreto” para ampliar jardins de chuva

O projeto de implementar 20 mil metros de jardins de chuva na região central de São Paulo não parou. A técnica contribui contribui para minimizar os efeitos de enchentes e alagamentos.

Geralmente, construídos em calçadas ou canteiros, o processo consiste em remover parte do asfalto ou concreto da rua, escavar a área e preenchê-la com entulho reciclado e terra. Ali se plantam mudas que, preferencialmente, devem ser nativas e resilientes.

“A constituição de quase todos os jardins de chuva tem como regra a ‘inversão’ do que se faz com uma rua, ou seja, ao invés de impermeabilizar o solo com asfalto ou concreto; se cria um “colchão” de ar sob a terra (feito com pedras e/ou entulho reciclado), enquanto a sua superfície permeável permite que plantas cresçam e deixe a paisagem mais agradável e diversificada”, explica a prefeitura.

Benefícios dos jardins de chuva

O solo mais permeável, combinado com o canteiro ser construído em um nível ligeiramente mais baixo do que as calçadas e ruas, permite a retenção de água da chuva. Isso ajuda a minimizar os efeitos de enchentes e alagamentos, atrair polinizadores e deixar a cidade mais verde.

Tais jardins também contribuem para criar microclimas que aumentam a qualidade do ar e reduzem as temperaturas. Refrescar espaços urbanos é especialmente importante na região central de São Paulo que concentra bairros com menos árvores.

20 mil metros de jardins

Por meio da Subprefeitura Sé, a prefeitura de São Paulo vai construir mais de 20 mil metros de jardins de chuva nos distritos Sé, República, Santa Cecília, Bela Vista, Bom Retiro, Cambuci, Consolação e Liberdade.

Coordenado pelo arquiteto paisagista, André Graziano e o biólogo, Rodrigo Silva, já foram construídos 28 jardins de chuva na capital paulista.

o que é jardim de chuva

Jardins de chuva já finalizados podem ser encontrados na Travessa Grassi e Avenida do Estado, na Sé; Rua Antônio de Sá, no Glicério; Avenida 23 de Maio com a Praça da Bandeira, na Bela Vista; e Rua Major Natanael, no Pacaembu. Neste último, segundo a prefeitura, há o maior sistema de jardins de chuva do Brasil, que agrega 11 jardins com mais de 2.800 m2 de área útil.

Além disso, obras estão em andamento na Praça Alex Freua Neto, na Liberdade; Rua do Triunfo, na República; e Praça Olavo Bilac, na Santa Cecília.

Todas as mudas usadas nos jardins são fornecidas pelos viveiros municipais e também está sendo aplicado o composto orgânico produzido pelos pátios de compostagem.

Por Ciclovivo

YOU MIGHT ALSO LIKE

0 Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.

Inscreva-se

Receba as últimas notícias do Blog do Juscelino