Seu vaso está limpo? Veja por que isso importa


A chegada da primavera favorece o plantio, seja de flores, ervas, hortaliças ou mesmo árvores frutíferas. Mas antes de colocar as mãos na terra, um passo simples, mas essencial, pode fazer toda a diferença: limpar bem os vasos antes de reutilizá-los.
A recomendação vem de especialistas em jardinagem e foi destaque em um texto publicado no site norte-americano Apartment Therapy. “Limpar os vasos do seu jardim antes de plantá-los é mais importante do que a maioria dos jardineiros pensa“, afirma Charley Fisher, proprietário da Urban Garden Plants, em Houston.
A orientação vale tanto para quem está começando um canteiro no quintal como para quem cultiva plantas em vasos na varanda. Mesmo que o recipiente pareça limpo, resíduos invisíveis podem comprometer o crescimento das novas mudas. A seguir detalhamos as dicas do especialista.
Os riscos de reutilizar sem limpar os vasos
Reutilizar vasos é uma prática comum e recomendável. No CicloVivo somos entusiastas do combate ao desperdício e contrárias ao descarte desenfreado. Entretanto, é preciso se atentar a alguns cuidados para não prejudicar as futuras mudas.
Fisher explica que vasos usados frequentemente acumulam microrganismos indesejados. É possível que haja “ameaças ocultas, como bactérias que causam apodrecimento das raízes ou esporos de fungos de doenças que podem destruir mudas quase da noite para o dia“, destaca.
Além disso, ovos e larvas de pragas podem sobreviver no vaso durante o frio. “Pequenos bichinhos, como ovos de mosquito ou larvas de ácaros, podem passar o inverno em vasos e reaparecer quando você não quer”, diz o especialista.
Como limpar corretamente seus vasos de plantas
A boa notícia é que o processo de limpeza é simples e pode ser feito com materiais acessíveis. Veja o passo a passo recomendado por Charley Fisher:
- Reúna os vasos e ferramentasSepare todos os recipientes que serão reutilizados, além de ferramentas como podadores e pás, que também podem ser higienizados.
- Remova sujeiras e resíduos“Comece removendo qualquer sujeira velha, raízes secas ou restos de plantas grudados dentro e fora do vaso com uma escova de cerdas duras“, orienta Fisher.
- Prepare a solução de limpeza
- Use uma parte de água sanitária para nove partes de água em um balde ou recipiente grande.
- “A água sanitária garante que quaisquer microrganismos presentes nos vasos sejam eliminados e que o vaso fique limpo e higienizado”, explica.
- Alternativamente, é possível usar uma solução de partes iguais de vinagre e água, caso prefira um método natural. No entanto, o vinagre não é um desinfetante ou sanitizante classificado oficialmente e não elimina todos os germes, sendo menos eficaz
- Deixe os vasos de molho
- Se estiver usando água sanitária, deixe os vasos de molho por 10 a 15 minutos.
- Com vinagre, o ideal é 30 minutos de imersão.
- Enxágue bem os recipientes
- Lave com água limpa para remover qualquer resíduo de produto.
- Seque naturalmente
- Deixe os vasos secarem ao sol, ao ar livre.
- Deixe os vasos secarem ao sol, ao ar livre.
Um pequeno gesto que faz diferença
Embora a limpeza não garanta 100% de sucesso no cultivo, é um passo que ajuda a criar as melhores condições para o desenvolvimento saudável das plantas.
“Limpar seus vasos aumenta a probabilidade de uma semente, muda ou planta brotar saudável”, reforça Fisher.
Por fim, mesmo com vasos limpos, lembre-se: rega adequada e exposição ao sol são fundamentais. Assim, mesmo jardineiros iniciantes terão mais chances de ver suas plantas florescerem.
Por Ciclovivo
Foto: Nastia Petruk na Unsplash
0 Comentários