• SIGA O JUSCELINO NAS REDES

Oitenta e sete filhotes de tartaruga da espécie Verde nasceram na praia do Janga

A população do bairro do Janga, em Paulista, testemunhou o nascimento de 87 filhotes de tartaruga da espécie Verde, na tarde desta quarta-feira (4). O ninho normalmente abriga cerca de 80 a 120 ovos que foram enterrados pela mãe no começo do mês de janeiro. A equipe do projeto Praia Viva, da Prefeitura do Paulista, vinha acompanhando o desenvolvimento das tartarugas duas vezes por semana. O monitoramento se tornou constante e diário a partir do 45° dia em que os ovos estavam enterrados. A partir desse período, a eclosão aconteceria a qualquer momento.

“Quando percebemos que os ovos começaram a se romper na segunda-feira, fizemos uma média para a eclosão de todos os filhotes. Elas demoram de três até quatro dias para poderem chegar até a superfície”, disse o Coordenador do Núcleo de Sustentabilidade Urbana do Paulista, Hebert Andrade. “As tartarugas vivem um desafio para sobreviver com tanto plástico que exite hoje no mar”, finaliza.

Ainda sob o ninho, foi colocada uma tela de contenção, para a segurança dos filhotes, que fica na altura da superfície, para evitar que outros animais cavassem o ninho. Segundo o coordenador, uma em cada 1.000 tartarugas consegue chegar à vida adulta, no seu hábitat natural e se reproduzir.

A mãe da ninhada provavelmente nasceu na praia e retornou para pôr os seus ovos ali. Uma tradição que é seguida instintivamente pelas tartarugas. Acompanhada de duas crianças, a filha Alice Lima e sua amiga Maria Clara, de 4 anos ambas, a arquiteta Maria lima, 32, aproveitou o momento para as criança brincarem. “É importante envolver as crianças nessas ações e para elas terem um contato mais presente com a natureza e saberem como funciona a questão do nascimento das tartarugas, todo cuidado que o pessoal tem em tirar do ninho e trazer até o mar”, disse.

O Núcleo de Sustentabilidade Urbana do Paulista é responsável pela parte de conservação e também monitoramento das unidades de conservação de fauna e flora do município. 

Por Folha PE

YOU MIGHT ALSO LIKE

0 Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.

Inscreva-se

Receba as últimas notícias do Blog do Juscelino