O que podemos fazer para reciclar mais plásticos?
O uso de plástico é indispensável para diversas áreas como saúde, alimentação, farmacêutica e automobilística, por ser um material leve e que evita contaminação.
E mesmo sendo um material reciclável, as taxas de reaproveitamento do plástico ainda são muito baixas – o que comprova que o setor ainda tem muito para crescer.
De acordo com um estudo elaborado pela ONU Meio Ambiente, intitulado “O Estado dos Plásticos”, estima-se que cerca de 5 trilhões de sacolas plásticas são consumidas em todo o mundo, a cada ano. Isso significa que quase 10 milhões de sacolas plásticas são consumidas por minuto.
O estudo não foi feito para apontar a problemática do plástico, mas sim, mostrar o que pode ser feito para um melhor gerenciamento deste resíduo. O documento diz como o governo, as empresas e a sociedade podem continuar usando o plástico, sem que este material traga prejuízos ao meio ambiente.
Soluções para o plástico
O documento da ONU Meio Ambiente traz uma série de exemplos de ações promovidas por governos de vários países e também apresenta sugestões para um melhor gerenciamento deste resíduo. “Os resíduos plásticos devem ser vistos como um recurso e não como uma maldição. Os governos precisam melhorar a gestão e conceder incentivos financeiros para mudar os hábitos dos consumidores, dos varejistas e dos fabricantes”, diz um trecho do estudo.
O documento também mostra o papel das empresas em adotar um melhor gerenciamento do plástico, ou seja, fala da responsabilidade de desenvolver produtos que sejam duráveis e que possam ser reutilizados inúmeras vezes, através da reciclagem.
No entanto, é válido ressaltar que a adoção de soluções ambientalmente corretas é um processo em constante evolução e um trabalho que depende da participação de todos os setores da sociedade.
Por isso, é fundamental que empresas, governos, ongs e cada indivíduo incentivem a economia circular, como solução imediata para um melhor gerenciamento dos resíduos plásticos. E isso, pode começar com aquilo que está no nosso dia a dia, como os copos plásticos descartáveis.
Programa de Reciclagem de Copos
A Braskem, em parceria com a Dinâmica Ambiental, desenvolveu um Programa de Logística reversa de Copos Descartáveis, que visa reciclar copos de polipropileno (PP) que são usados em ambientes corporativos. A escolha deste material se deve ao fato do polipropileno ser um termoplástico 100% reciclável, ou seja, ao ser submetido a altas temperaturas, torna-se maleável e possível de ser transformado em novos produtos.
Além de dar um destino correto aos copos de polipropileno (PP), o programa também orienta e incentiva organizações de diferentes setores da economia, a instituírem da melhor forma os procedimentos de logística para o destino correto de copos plásticos após o seu uso.
O programa é realizado desde 2018 e conta com o apoio de empresas como a Altacoppo, Copobras e Jaguar Plásticos. As empresas que desejarem fazer parte desta iniciativa – e dar um destino correto aos copos descartáveis – podem entrar em contato com a equipe da Dinâmica Ambiental, que passará todas as informações sobre como é feita a logística reversa dos copos descartáveis.
Por Pensamento Verde
0 Comentários