• SIGA O JUSCELINO NAS REDES

‘Metade fêmea, metade macho’: pássaro raro é fotografado nos EUA

Um pássaro que parece ser metade fêmea e metade macho foi fotografado na Pensilvânia (EUA) por um observador que saiu correndo com sua câmera quando soube que uma amiga havia avistado o cardeal-do-norte (Cardinalis cardinalis).

Os cardeais-do-norte machos são vermelhos brilhantes, mas as fêmeas têm uma coloração marrom clara, sugerindo que este espécime pode ser uma mistura dos dois sexos.

Inicialmente, Hill se perguntou se o pássaro era leucístico — um termo que significa que o espécime teria uma perda de pigmentação em suas penas.

Mas depois de ver fotos de celulares, ele suspeitou que o animal tinha o que é chamado de ginandromorfismo, quando uma ave tem um ovário e um testículo funcionando.

Ele visitou a casa onde o cardeal havia sido visto. Ao longo de uma hora, foi capaz de fotografar o pássaro incomum.

“Depois de capturar as imagens, meu coração bateu forte pelas cinco horas seguintes, até que pudesse chegar em casa e processar as imagens para ver o que tinha conseguido”, diz.

“Tenho procurado pelo extinto pica-pau-bico-de-marfim há quase duas décadas, e fotografar esta versão rara de um de nossos pássaros de quintal mais comuns, este cardeal-do-norte ginandromorfo, foi quase tão emocionante quando se eu realmente encontrasse o pica-pau e conseguisse fotografá-lo”, acrescenta.

Aves metade fêmeas e metade machos são um fenômeno muito raro, explica à BBC o professor Brian Peer, da Western Illinois University (EUA), que pesquisou cardeais-do-norte ginandromorfos bilaterais (tipo de ginandromorfismo em que as regiões feminina e masculina ficam divididas na metade do corpo do animal) nos Estados Unidos.

Peer destaca que os cardeais-do-norte são pássaros muito comuns na América do Norte. Como o macho e a fêmea são tão diferentes na aparência, é mais fácil localizar um espécime ginandromorfo.

Em 2019, um casal avistou um pássaro semelhante nos arredores, de acordo com a revista National Geographic. Hill especula que o cardeal que viu poderia ser o mesmo.

Por G1

YOU MIGHT ALSO LIKE

0 Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.

Inscreva-se

Receba as últimas notícias do Blog do Juscelino