Jardim de chuva residencial é tema de curso gratuito em SP
Aumentar a permeabilidade do solo e minimizar os efeitos de alagamentos são algumas das vantagens de implantar um jardim de chuva no bairro. Há três meses do início do verão, a Umapaz (Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz ), na capital paulista, anuncia o mini-curso gratuito “Jardim de chuva – Construindo uma cidade mais resiliente”.
Ao longo de quatro aulas, serão apresentados os conceitos, as diferentes tipologias de jardim de chuva para áreas urbanas e as plantas indicadas. Também serão discutidas as políticas, ações e práticas implantadas na cidade de São Paulo, que envolvem diferentes atores, tais como poder público, coletivos e ativistas.
Um dos convidados do curso é Nik Sabey, plantador de árvores, responsável por diversos plantios comunitários que estão transformando paisagens áridas da metrópole.
O que é Jardim de Chuva
O jardim de chuva é uma área rebaixada que recebe, retêm e infiltra a água de chuva, reduzindo o risco de alagamentos e contribuindo para a recarga do lençol freático. As plantas utilizadas tratam a poluição difusa, atraem a fauna e melhoram o microclima.
O jardim de chuva é uma das tecnologias dentre as Soluções Baseadas na Natureza e dos Sistemas Urbanos de Drenagem Sustentável, e já figura como política pública na cidade de São Paulo.
Curso sobre Jardim de Chuva
Com carga horária de 10 horas, o curso sobre jardim de chuva é totalmente presencial. Será realizado na Umapaz, localizada na Avenida IV Centenário 1268 – Portão 7A do Parque Ibirapuera (entrada de pedestres). As aulas têm início no dia 4 de outubro e seguirá nas terças-feiras (exceto 25/10) até o dia 1 de novembro, sempre das 9h30 às 12h.
O curso é aberto a quaisquer interessados, sendo 60 vagas disponíveis. As inscrições serão online a partir das 10h da próxima terça-feira (20). Segundo a Umapaz, no horário indicado para as inscrições, basta atualizar esta página para visualizar o link do formulário. As vagas dos cursos da Umapaz costumam esgotar rapidamente.
Confira a programação completa do curso.
Por Ciclovivo
0 Comentários