Humanidade usou todos os recursos do planeta para o ano de 2019
A partir de hoje (29 de julho), a humanidade já esgota todos os recursos naturais que tinha para o ano de 2019. Segundo a organização sem fins lucrativos Global Footprint Network, esta segunda-feira marca o dia de sobrecarga da Terra, quando o planeta passa a consumir mais do que consegue recuperar até o fim do ano.
A tendência é que cada vez mais precocemente a humanidade gaste os seus recursos disponíveis antes do final de cada ano. No ano de 2016, o dia de sobrecarga foi 8 de agosto; em 2019, a data chegou mais de uma semana antes. Há 10 anos, a data foi 18 de agosto – e há 20, ela aconteceu em 29 de setembro.
Os cálculos para determinar o dia de sobrecarga da Terra incluem quantidade de água gasta, desmatamento, pesca e quanto dióxido de carbono foi lançado na atmosfera. Só a emissão desse gás representa 60% do impacto das ações humanas no planeta.
O ano de 1969 foi o último em que a Terra suportou, do início ao fim, o tanto que consumia. Atualmente, para abastecer as demandas de todo o globo, seria preciso usar todos os recursos disponíveis na Terra e mais um pouco. Uma escala elaborada pela Global Footprint Network aponta que usamos o equivalente a 1,75 o tamanho do planeta – ou seja, mais do que um planeta inteiro.
“Nós temos apenas uma Terra – esse é o contexto definitivo atual para a existência humana. Nós não podemos usar mais do que temos sem enfrentar consequências destrutivas”, disse Mathis Wackernagel, fundador da Global Footprint Network, em comunicado.
Segundo o Fundo Mundial para a Natureza (da sigla em inglês, WWF), a principal proposta para tentar reduzir a pegada ecológica (quantidade de recursos naturais renováveis para manter nosso estilo de vida) é tentar adiar o dia de sobrecarga da Terra em cinco dias.
Desse modo, a estimativa é que em 2050 não estaremos mais gastando além dos limites do planeta. Este mapa interativo mostra diversas ações que podem ajudar você (e todos nós) a ajudar nessa missão.
0 Comentários