• SIGA O JUSCELINO NAS REDES

Encontrado fóssil de centopeia monstruosa do tamanho de um carro

O fóssil de uma centopeia do tamanho de um carro que viveu há cerca de 326 milhões de anos foi descoberto em uma praia no norte da Inglaterra. De acordo com os pesquisadores, a criatura monstruosa media 2,7 metros e pesava cerca de 50 quilos. Pertencente ao gênero Arthropleura, trata-se do maior animal invertebrado já descoberto.

Fóssil raro

O estudo sobre a descoberta do animal foi publicado no periódico Journal of the Geological Society. O espécime, encontrado em uma praia da região de Northumberland, é composto de vários segmentos articulados de exoesqueleto, com formato semelhante ao das centopeias modernas. Segundo os cientistas, esse é apenas o terceiro fóssil do tipo já encontrado. Centopeia gigante

“Encontrar esses fósseis de centopeias gigantes é raro, porque uma vez que eles morrem, seus corpos tendem a se desarticular, então é provável que esse fóssil seja uma carapaça em muda que o animal eliminou enquanto crescia”, disse Neil Davies, do Departamento de Ciências da Terra de Cambridge, principal autor do estudo. “Ainda não encontramos uma cabeça fossilizada, então é difícil saber tudo sobre eles”, completou.

Os animais do gênero Arthropleura caminharam pela Terra por cerca de 45 milhões de anos, antes de se extinguirem durante o período Permiano. A causa de sua extinção é incerta, mas suspeita-se do aquecimento global, que tornou o clima muito seco para que sobrevivessem. Outra hipótese diz respeito ao aumento da população de répteis, que competiram com eles por comida e logo dominaram os mesmos habitats.

0 Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.

Inscreva-se

Receba as últimas notícias do Blog do Juscelino