Documentário “O Lixo Nosso de Cada Dia” tem estreia online
O documentário “O lixo nosso de cada dia” estreia hoje, às 20h30, no YouTube da produtora Casa Rosa Filmes. Produzida em 2019, a obra busca aumentar a reflexão sobre o tema, abordando a relação que a população de São José do Rio Preto tem com o lixo – uma realidade que se repete Brasil afora.
- Foto: Priscila Beal
Buscando conscientizar, o filme traz informações e reflexões sobre a problemática do lixo em nossa sociedade. Entre os entrevistados, estão biólogos, empresárias, estudantes, representantes do poder público, catadores informais, membros de cooperativas de reciclagem, entre outros.
- Foto: Priscila Beal
- Foto: Priscila Beal
Os próprios depoimentos conduzem a narrativa do documentário, que passa por temáticas como o descarte irregular, a poluição do rio Rio Preto, as cooperativas de reciclagem de Rio Preto, os pontos de apoio da cidade, a política nacional dos resíduos sólidos, a responsabilidade das indústrias e redução e conscientização do consumo.
- Foto: Priscila Beal
- Foto: Priscila Beal
Com 38 minutos de duração e classificação livre, o documentário é voltado para todos os públicos, uma vez que o descarte de lixo é um tema universal, de importância social, econômica, cultural e ambiental.
Bate-papo
Além do lançamento do documentário no youtube, haverá um ciclo de bate-papo com as produtoras e participantes do documentário representando a sociedade civil organizada.
04/ junho (quinta feira) às 20h30 - estreia online pelo YouTube Casa Rosa Filmes, seguida de bate-papo com as idealizadoras Fernanda Barban e Priscila Beal, no instagram @olixonossodecadadia.
05/junho (sexta feira) às 20h30 – live sobre “O lixo nosso, agora” no Instagram do @mudaqueacidademuda, organização parceira do evento.
O lixo nosso de cada dia
O documentário é uma produção conjunta das produtoras Casa Rosa e Huracán Filmes, com recursos do Prêmio Nelson Seixas 2019 de São José do Rio Preto na modalidade Artes Audiovisuais – Produção.
Em 2019, foram feitas 3 exibições públicas: no Sesc Rio Preto, no CEU das Artes “Aristides dos Santos” e na Escola Municipal Roberto Jorge. Em janeiro de 2020, houve uma exibição extra na Câmara Municipal de Tanabi.
Por Ciclovivo
0 Comentários