Dia da Amazônia: assista ao filme Waapa online e gratuitamente
Por Mayra Rosa
Hoje, dia 5 de setembro, é celebrado o Dia da Amazônia. A data tem como objetivo alertar sobre a importância de preservar a maior reserva natural de fauna e flora do planeta. Para comemorar a data e chamar atenção para a urgente necessidade de conservação da área, o Videocamp disponibiliza online – de 5 a 12 de setembro – o documentário Waapa. Durante esse período, bastará se inscrever na plataforma para assistir ao filme gratuitamente.
Produzido pela Maria Farinha Filmes, o longa foi dirigido por David Reeks, Paula Mendonça e Renata Meirelles. Waapa propõe um mergulho inédito na infância Yudjá e nos cuidados que acompanham o crescimento das crianças no parque indígena do Xingu. O filme mostra como o brincar, a vida comunitária e as influências de uma relação espiritual com a natureza influenciam essas crianças, que transitam por todos os espaços da aldeia com total liberdade para brincar.
“Em ‘Waapa’ vamos contar um pouco dessa história e do conhecimento dos Yudjá sobre suas crianças e o crescimento na comunhão com a natureza, onde o corpo dialoga, desde muito cedo, com essas forças e potências essenciais da natureza e como o brincar e a medicina deles, está envolvido nessa relação”, diz Paula Mendonça, uma das diretoras do filme.
Sobre o Videocamp
O Videocamp
é uma plataforma online e gratuita que possibilita que
produções audiovisuais em busca de impacto e transformação alcancem o
maior número possível de pessoas. Por meio de exibições públicas, que
podem ser realizadas por qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo, o
Videocamp democratiza o acesso à cultura e à informação. Para os
realizadores, a plataforma potencializa a formação de público e atua
como ferramenta de promoção dentro da
estratégia de lançamento do filme.
Sobre o Território do Brincar
O programa Território do Brincar
é um trabalho de
pesquisa, documentação e sensibilização sobre a cultura da infância
brasileira, coordenado pela educadora Renata Meirelles e pelo
documentarista David Reeks e correalizado pelo Alana. Os dois viajaram pelo Brasil por dois anos e o registro dessa jornada – em filmes, fotos, textos e
áudios – se transformou em publicações, documentários, exposições e diálogos sobre a infância brasileira.
0 Comentários