• SIGA O JUSCELINO NAS REDES

Catálogo sobre espécies plantadas em ações de reflorestamento na Amazônia é lançado

Um guia prático e de fácil leitura com informações detalhadas para orientar o produtor rural sobre as espécies plantadas na recuperação de áreas degradadas e/ou alteradas de sua propriedade através das ações do Plantar Rondônia, projeto implementado pelo Centro de Estudos Rioterra para apoiar a regularização ambiental rural em Rondônia e que já beneficiou mais de 2 mil agricultores familiares do estado desde sua criação, em 2018.

Ao todo, mais de 90 espécies estão descritas e identificadas em fotos, com informações sobre nome popular e classificação científica, principais características, recomendação de local de plantio, grupo ecológico, cultura (florestal, econômica e/ou exótica) e indicação de usos.

As espécies citadas no catálogo são as produzidas no Viveiro da organização, localizado em Itapuã do Oeste, onde mais de um milhão de mudas são produzidas anualmente e entregues aos agricultores beneficiados pelo Plantar Rondônia e também para atender os projetos de restauração florestal em escala desenvolvidos pelo CES Rioterra em áreas degradadas de Unidades de Conservação do Estado.

No apoio ao reflorestamento de áreas de Preservação Permanente e Reserva legal de propriedades da agricultura familiar de Rondônia, os produtores recebem as mudas organizadas nos chamados rocamboles de mudas, onde diferentes espécies estão intercaladas de acordo com o arranjo agroflorestal adequado para a área a ser recuperada.

Cada espécie é escolhida por suas funções econômicas e ecológicas e por sua adequação às características da área onde será plantada. Como muitas desses espécies podem ser desconhecidas para o produtor rural, o que dificulta o manejo correto e o sucesso no desenvolvimento da área plantada, o CES Rioterra desenvolveu este catálogo para melhor orientar o agricultor sobre as boas práticas na rotina de cuidados com sua área reflorestada.

“Esta é mais uma forma que encontramos para apoiar os agricultores familiares de Rondônia no manejo de suas propriedades através de um modelo sustentável, que possibilita desenvolver a agricultura e ampliar a produção e a geração de renda sem abrir mão da conservação ambiental e contribuindo no combate às mudanças climáticas”, complementa Alexis Bastos, coordenador de projetos do Centro de Estudos Rioterra.

O Catálogo de Espécies está disponível gratuitamente no endereço: http://rioterra.org.br/pt/wp-content/uploads/2021/12/Catalogo-de-Especies-2021_H.pdf

Aproveite esta oportunidade para saber mais sobre as espécies adequadas para o reflorestamento na região Amazônica e compartilhe este conteúdo para que mais pessoas possam acessar estes conhecimentos.

O projeto Plantar Rondônia é realizado pelo Centro de Estudos Rioterra em cooperação com a Ação Ecológica Guaporé e a Federação dos Trabalhadores Rurais de Rondônia, em parceria com a Secretaria Estadual do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e apoio financeiro do BNDES através do Fundo Amazônia.

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 22/12/2021

0 Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.

Inscreva-se

Receba as últimas notícias do Blog do Juscelino