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Brasil terá 80 mil pontos para carregar carro elétrico em 2030

A energia renovável é uma solução eficaz para expandir a rede de recarga de carros elétricos no Brasil. Dados da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), apontam que até 2030 o país poderá ter cerca de 80 mil pontos de recarga, um grande avanço na infraestrutura de mobilidade elétrica.

“A eletrificação dos veículos está se tornando cada vez mais presente, o que torna essencial nos prepararmos para atender à crescente demanda por pontos de recarga em todo o país”, afirma Ricardo David, sócio diretor da Elev, empresa especializada em soluções para o segmento da eletromobilidade. “Neste cenário, o uso de energia renovável, como sistemas fotovoltaicos, é uma excelente opção para proprietários de carros elétricos”, acrescenta David.

O executivo também afirma que a matriz energética limpa e sustentável do Brasil é capaz de suportar a eletrificação. O país é destaque na energia limpa e sustentável no mundo, de acordo com o Balanço Energético Nacional divulgado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), 82,9% da energia elétrica do país é proveniente de fontes renováveis como hidráulica, biomassa e eólica.

Energia solar pode expandir rede de recarga de carros elétricos no Brasil
Energia solar pode expandir rede de recarga de carros elétricos no Brasil Foto: Pixabay / Guia do Carro

Um dos pontos que tem atraído mais os proprietários de carros elétricos é a possibilidade de utilizar painéis solares e, com isso, diminuir suas contas de luz. “Muitos proprietários de veículos elétricos e empresas já estão se beneficiando da instalação de placas solares em suas residências. Empresas que fazem a instalação das placas solares podem alcançar economias de até 90%”, explica David.

O Brasil já possui mais de 2.800 eletropostos públicos e semipúblicos em operação, além da rede de recarga privada das concessionárias de veículos elétricos, de acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

Neste cenário, algumas medidas estão sendo adotadas para incentivar o setor, como a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos elétricos e híbridos, a criação de programas estaduais e municipais de incentivo à mobilidade elétrica e a ampliação da infraestrutura de recarga em locais públicos ou semipúblicos, como rodovias, shoppings, estacionamentos e postos de combustíveis.

Para David, o governo tem um papel importante na ampliação da infraestrutura de recarga e deveria adotar medidas de incentivo para a instalação de eletropostos em locais estratégicos, além de criar programas de subsídio. Ele acredita que o mercado de energia renovável tem um grande potencial de crescimento no Brasil e pode contribuir significativamente para a expansão da rede de recarga para carros elétricos.

Por Terra

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