• SIGA O JUSCELINO NAS REDES

Vaso origami se expande conforme plantas crescem

As irmãs gêmeas Begum e Bike Ayaskan, designers formadas pelo Royal College of Art, criaram o estúdio Ayaskan para colocar em prática ideias de como usar o design de forma disruptiva. Entre as criações desenvolvidas pela dupla, uma chama a atenção de amantes da jardinagem: vasos que se expandem com o crescimento das plantas, dispensando o replantio. E esse vaso origami deu origem à uma coleção especial.

A coleção de vasos ganhou o nome de Growth (crescimento, em inglês). A expansão é possível graças à uma estrutura que imita justamente um origami, famosa arte de dobradura japonesa, e que acomoda raízes e mais terra, conforme a planta vai se desenvolvendo.

“Queríamos contemplar a relação entre a natureza e o objeto fabricado e encontrar uma maneira de unir os dois”, contam as irmãs.

vaso origami cresce
Fotos: Thomas Essl

Os vasos são feitos de polipropileno plano, em forma de triângulos, e aquecidos em suas bordas com um cilindro, o que garante junções maleáveis que se moldam sem quebrar.

Cada vaso pode aumentar em mais de cinco vezes seu volume original, seja naturalmente, à medida que as raízes se expandem para fora, ou com a ajuda de mãos humanas que aceleram essa expansão.

“Há uma forte desconexão entre a natureza e os ambientes aos quais estamos acostumados e confortáveis ​​como humanos”, explicam as irmãs. “Os espaços e objetos que construímos e com os quais nos cercamos são muito estáticos. Na natureza, tudo evolui, se adapta, cresce, floresce, se degrada, morre, é absorvido, reutilizado”.

Os vasos que crescem com a natureza vieram como uma resposta para essa questão. Eles são feitos de folhas planas de polipropileno soldadas a quente nas bordas para formar um formato cilíndrico. Uma malha feita do mesmo material é fixada na base, permitindo a drenagem da água.

“Nós passamos por muitos padrões de origami existentes e testamos alguns para ver o que funcionaria melhor”, disseram. “Escolhemos um padrão baseado em triângulo e calculamos a equação que nos daria o formato cilíndrico perfeito. O resultado é um padrão escalável que pode ser facilmente modificado para ter mais ou menos arestas”.

O vaso começa dobrado, pronto para acomodar uma pequena planta dentro dele. Mas, as designers estimam que, após sua expansão, ele possa acomodar uma pequena árvore. De acordo com elas, o Growth permite que a planta tenha “uma sensação de liberdade” já que o vaso não inibe seu desenvolvimento.

O objetivo era mostrar que até mesmo um objeto muito simples, como um vaso de planta, pode ser melhorado e alterado com a compreensão do seu ciclo de vida, acomodando padrões de comportamento por meio da geometria e da estrutura.

Nota do CicloVivo:

O projeto da coleção de vasos Growth foi desenvolvido em 2025, quando a dupla estava se formando e foi premiado na exposição de formatura. Na ocasião, as designers buscaram empresas para transformar a ideia em um produto comercial, com diversas cores disponíveis. Enviamos mensagens perguntando se a iniciativa deu certo e se é possível comprar os vasos, mas ainda não tivemos respostas.

Por Ciclovivo

0 Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.

Inscreva-se

Receba as últimas notícias do Blog do Juscelino