Um cafezal em meio a paisagem urbana
Por Fernanda Correia
A cinco quilômetros da Avenida Paulista, em meio a imponentes prédios e residências, encontra-se o maior cafezal urbano do Brasil. A enorme área verde possui 10 mil metros quadrados e conta com cerca de 2 mil pés de café do tipo arábica, das variedades Mundo Novo e Catuaí. O cafezal foi formado na década de 1950, com o objetivo de ser um local de pesquisa para os profissionais do Instituto Biológico desenvolverem técnicas para o controle de pragas.
A área é mantida pelo Instituto Biológico de São Paulo, órgão vinculado à Secretaria de Agricultura do Estado e, todos os anos, entre os meses de maio e junho, promove um evento, o Sabor da Colheita, quando visitantes podem participar da colheita dos grãos e ainda conhecer sobre as técnicas de produção.
No local são colhidos anualmente cerca de 1 tonelada de grãos orgânicos, que rende uma média de 500 kg de pó de café. Todo esse produto tem como destino o Fundo de Solidariedade do Estado de São Paulo. Como no local não são utilizados agrotóxicos e fertilizantes químicos, o café que sai de lá é bem mais saudável.
Para os apaixonados por café, o cafezal urbano é, sem dúvida, bastante convidativo. Mas antes de chegar é preciso agendar a visita pelo telefone 5087-1704. O cafezal urbano fica na Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1252 na Vila Mariana.
6 curiosidades sobre o café:
- O café surgiu na Etiópia, por volta de 800 d.C. Uma lenda etíope conta que um pastor de cabras percebeu que o seu rebanho ficava muito agitado após comer o fruto de uma árvore. Ele relatou o fato ao monge local, que resolveu preparar uma bebida com aqueles frutos e descobriu que isso o mantinha acordado durante as longas horas de oração durante a noite. O monge compartilhou a sua descoberta com os outros companheiros do mosteiro e a fama do café começou a se espalhar.
- O café chegou no Brasil em Belém no ano de 1727, trazido da Guiana Francesa pelo Sargento-Mor Francisco de Mello Palheta.
- Devido às condições favoráveis para a cultura o café se espalhou rapidamente pelo País, passando pelo Maranhão, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Paraná até chegar em São Paulo, pelo Vale do Paraíba.
- Em 1924 uma praga assolou os cafezais paulistas, atingindo mais de 1300 fazendas. Foi então que surgiu a necessidade de criar um órgão responsável por zelar pelo café que, na época, era uma das maiores riquezas do estado. Foi então que anos depois, em 1927, foi criado o Instituto Biológico, com o objetivo de encontrar soluções para problemas sanitários da agropecuária paulista.
- Atualmente as principais regiões produtoras de café do Brasil são o Sul de Minas Gerais, Cerrado de Minas, Matas de Minas, Mogiana Paulista, Conilon Capixaba, Montanhas do Espírito Santo, Planalto da Bahia, Norte Pioneiro do Paraná e Rondônia.
- Atualmente o Brasil produz cerca de um terço do café que é consumido no mundo, de acordo com a Organização Internacional do Café.
0 Comentários