• SIGA O JUSCELINO NAS REDES

Onça-pintada que sofreu queimaduras graves no Pantanal de MT é solta após tratamento em GO

A onça-pintada resgatada com ferimentos graves dos incêndios no Pantanal foi solta nesta terça-feira (20) na região de Porto Jofre, em Poconé (MT), mesmo local onde foi socorrida em setembro. Ela voltou ao habitat depois de tratamento, no Instituto de Preservação e Defesa dos Felídeos da Fauna Silvestre do Brasil em Processo de Extinção (Nex), em Corumbá de Goiás (GO).

Ousado, como foi batizado a onça-pintada macho durante o tratamento, foi resgatado no dia 11 do mês passado, com queimaduras de terceiro grau e outros problemas de saúde porque havia inalado muita fumaça. Também apresentava grave desidratação com possíveis alterações renais.

Para o transporte, a onça foi anestesiada e recebeu um colar com GPS para o monitoramento, com o objetivo de avaliar a readaptação no retorno ao lar.

Um vídeo feito por Fernando Tortato, do Instituto Panthera, mostra Ousado saindo da caixa de transporte. Depois que a porta da caixa foi aberta, o animal fica parado por um tempo, enquanto observava o local onde estava. Depois, de forma calma sai da caixa, mas logo que se vê livre já corre em direção à mata.

No Instituto de Preservação e Defesa dos Felídeos da Fauna Silvestre do Brasil em Processo de Extinção (Nex), o animal passou por tratamento com terapia de ozônio e laser e com células-tronco, assim como Manancy, que chegou no instituto no dia 17 de agosto, já recebeu.

As aplicações são feitas nos pontos onde há lesões provocadas pelo fogo no intuito de acelerar a cicatrização e regenerar o tecido queimado.As aplicações são feitas nos pontos onde há lesões provocadas pelo fogo no intuito de acelerar a cicatrização e regenerar o tecido queimado.

O animal foi encontrado por equipes do Corpo de Bombeiros Militar e por veterinários voluntários que atuam no resgate de animais na região de Porto Jofre, no Pantanal, no dia 11 de setembro. O local teve grande parte da vegetação queimada.

A onça recebeu os primeiros atendimentos no local. Em seguida, o helicóptero da Marinha do Brasil foi acionado para o resgate do animal, que foi encaminhado até Cuiabá.

No aeroporto, uma equipe do Batalhão de Emergências Ambientais fez o transporte da onça até o Hospital Veterinário da Universidade Federal de Mato Grosso, onde ela passou a receber tratamento.

Governo de MS decreta emergência por causa da seca
Famílias passam fome com queimadas recorde no MT
Mesmo com chuva, incêndios ainda preocupam no Pantanal

Por G1

YOU MIGHT ALSO LIKE

0 Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.

Inscreva-se

Receba as últimas notícias do Blog do Juscelino