• SIGA O JUSCELINO NAS REDES

Observatório no Havaí registra pico de concentração de CO2 na atmosfera do Pacífico

Um observatório do Havaí registrou, no início desta semana, um pico na concentração de dióxido de carbono (CO2). Na segunda-feira (10), o Observatório de Mauna Loa mediu 416.08 partes por milhão (ppm) desta substância na atmosfera.

Esta é a maior concentração do gás nesta estação desde o início das medições, há 62 anos.

O cientista da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA), Pieter Tans, explicou nesta sexta (14) ao G1 que a concentração de CO2 no ar do Pacífico vem aumentando desde que as primeiras medições do observatório havaiano, em 1958.

“A taxa de aumento se acelerou de maneira constantemente e chegou a cerca de 2,5 ppm por ano”, disse Tans. “O recorde do maior valor diário será quebrado várias vezes nos próximos meses.”

O pico nos registros foi notado por ativistas e ambientalistas. A jovem ativista sueca, Greta Thunberg, alertou para esse aumento e disse em um tuíte que “vivemos uma crise que nunca foi tratada como tal.”

“Novo recorde da concentração média diária de CO2 medida na atmosfera: 416,08 ppm. Em fevereiro (!!) O mais triste é que isso não será uma notícia digna de plantão. Basicamente ninguém entende o significado completo disso. Porque estamos em uma crise que nunca foi tratada como uma crise.”, tuitou a jovem.

Leituras mais altas

A NOAA ponderou que esta não pode ser considerada a maior concentração de CO2 da história e que os valores não devem ser analisados dia a dia, mas em períodos maiores como meses ou anos.

Além disso, a administração explicou que o observatório havaiano registra apenas uma parte da atmosfera terrestre. Há outros dois laboratórios responsáveis por acompanhar esta medição em latitudes polares.

O Observatório de Mauna Loa, no Havaí, captura informações sobre a atmosfera terrestre desde 1958. Há ainda a estação de Barrow Alaska, que pela sua posição capta a maior parte da poluição, e outra no Polo Sul, com a menor concentração de gases estufa.

Segundo a NOAA, se não houver uma redução nas emissões dos gases de efeito estufa, a concentração de CO2 na atmosfera continuará a aumentar e novos recordes serão estabelecidos regularmente. Em um comunicado, a administração lamentou que “infelizmente este é o novo normal.”

“Estamos vendo vários novos picos mesmo em momentos de baixa, quando há maior absorção de CO2 pelas plantas na primavera”, disse a NOAA. “Houve outro pico em janeiro, agora em fevereiro, isso sugere que as leituras nos próximos meses serão mais altas que as do ano passado.”

Por G1

YOU MIGHT ALSO LIKE

0 Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.

Inscreva-se

Receba as últimas notícias do Blog do Juscelino