• SIGA O JUSCELINO NAS REDES

Moda sustentável em brechó gera renda para projetos sociais

Quando compramos roupas e acessórios em um brechó, além de gastar menos, damos um bom exemplo de como nossas escolhas podem ser mais sustentáveis: optar por peças usadas ajuda a poupar recursos naturais usados na fabricação de produtos novos, aumenta o tempo de vida daquilo que já foi fabricado e incentiva a economia circular. Para melhorar, é possível escolher um brechó que apoia causas sociais com as suas vendas.

Esse é o caso do brechó ASA, que fica em Pinheiros, Zona Oeste de São Paulo. Quem passar por lá pode encontrar roupas e acessórios de diversas marcas por valores mais acessíveis e, de quebra, ajudar a manter projetos sociais com crianças, adolescentes e idosos em diversos bairros da cidade.

Nesse brechó, as compras se transformarem em recursos para a ASA, instituição voltada a educação e assistência social para mais de 2.000 crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade social na cidade de São Paulo.

Boom do bem

O mercado de brechós no Brasil vem crescendo muito nos últimos anos, impulsionado por fatores como a busca por sustentabilidade, economia e novos hábitos de consumo. Dados do Boston Consulting Group indicam que, em 2024, roupas adquiridas em brechós representavam 12% do guarda-roupa dos brasileiros. Em 2025, esse índice deve chegar a 20%, movimentando cerca de R$ 24 bilhões no país.

A preocupação com sustentabilidade tem influenciado o comportamento dos consumidores. Cerca de 70% dos compradores em brechós valorizam o aspecto sustentável do consumo, uma vez que a indústria têxtil é uma das mais poluidoras do mundo. Como é o caso da produção de algodão, por exemplo: 1 kg de algodão pode consumir até 20 mil litros de água, dependendo da região.

No caso do ASA Brechó, o fato de poder contribuir com uma causa social também é um atrativo. “Muitas pessoas desejam apoiar projetos sociais, mas não tem tempo para um trabalho voluntário ou não tem o costume de fazer doações diretas. O brechó representa um exemplo de economia circular com impacto social: o doador das roupas pode praticar o “desapego” das peças de forma consciente (sem descartá-las em qualquer lugar), o consumidor tem a oportunidade de pagar mais barato por boas peças; e a ONG que recebe o valor, pode remunerar seus funcionários e gerar recursos para os seus projetos sociais, atendendo muitas pessoas em situação de vulnerabilidade. Todos se beneficiam”, conta Melissa Pimentel, superintendente da ASA.

O espaço tem três andares com muitas opções em peças de roupa femininas, masculinas e infantis, acessórios e itens para a decoração. Desde a sua fundação, o brechó tem sido uma das principais fontes de captação de recursos da organização, criando receita para os projetos da ASA.

Na cidade de São Paulo, a ASA tem 13 unidades em 10 bairros. Outra forma de apoiar a ASA é por meio de doações de itens que serão vendidos no brechó. É possível deixar os donativos no próprio endereço ou agendar a retirada da doação pelo telefone ou WhatsApp da ASA.

ASA Brechó

  • Endereço: Rua Fradique Coutinho, 352.
  • Funcionamento: 10h às 19h
  • Telefone para contato: (11) 3887-1112 ou (11) 95988-1916

Por: Ciclovivo
Foto: Asa Brechó

0 Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.

Inscreva-se

Receba as últimas notícias do Blog do Juscelino