LivMundi 2020 traz 50 atividades gratuitas e online
O LivMundi – uma das principais plataformas de vida sustentável do país – realiza em outubro seu festival, para inspirar o público a refletir sobre a causa socioambiental e convocar a sociedade para ações transformadoras.
O festival acontece desde 2016 na Cidade do Rio. Em 2020, o LivMundi será 100% virtual e poderá ser acessado de qualquer lugar do Brasil, com 50 atividades gratuitas para adultos, jovens e crianças. A temática desse ano será Futuros Impensados e sugere uma reflexão sobre nossas lembranças e sensações nesse tempo porvir.
As inscrições já estão abertas no site www.livmundi.com.
De 3 a 9 de outubro, o LivMundi 2020 apresentará práticas de saúde, autoconhecimento e bem-estar, oficinas, encontros e diálogos que promovem a cultura da sustentabilidade. A programação reúne convidados como Ailton Krenak, Bayo Akomalafe, Benki Piyãko, Carlos Nobre, Daniel Wahl, Lygia Pereira, Marcos Palmeira, Monica De Bolle e Susan Andrews, entre outros, e também inclui atrações culturais, como performances e shows, com curadoria do Observatório de Favelas.
As atividades – que pela primeira vez estarão disponíveis para todos os brasileiros – serão gravadas ou transmitidas de locais icônicos do Estado do Rio de Janeiro, como Bondinho Pão de Açúcar, Paineiras, Arena Dicró, Parque Lage e Lagoa de Araruama, maior laguna de água salinizada do mundo.
“O objetivo do LivMundi é trazer mais pessoas para conversas e ações sobre sustentabilidade, estimulando a troca, novos hábitos e novas conexões para uma vida mais simples, consciente e saudável”, dizLuciane Coutinho, idealizadora do movimento.
Conexão
Para conectar o público com o tema e sensibilizar a comunidade sobre os aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sustentabilidade, o LivMundi 2020 vai mostrar como cada atitude afeta não só as nossas vidas como o futuro das próximas gerações. A ideia é estimular a adoção de hábitos mais conscientes e a conexão com o planeta.
“Temos o dever, como seres criativos e inteligentes que somos, de encarar com coragem uma nova forma de viver e consumir. A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o período de 2021 a 2030 como a Década da Restauração de Ecossistemas, a mais importante da nossa existência. Devemos até lá remover da atmosfera 26 giga-toneladas de gases de efeito estufa e restaurar ecossistemas degradados a um padrão que permita nosso planeta retomar a sua condição de regeneração plena”, afirma Luciane Coutinho.
LivMundi 2020
Intitulado Somos Todos, Somos Um e embalado pela canção Eu Todo Mundo,de Arnaldo Antunes, o vídeo do LivMundi 2020 faz um chamado urgente para a causa socioambiental e mostra alguns dos parceiros do LivMundi e convidados desta edição, entre eles Ailton Krenak, Marcos Palmeira, Ana Santos, Gabriela Kapim e a Orquestra Maré do Amanhã.
Outra novidade deste ano é o LivMundi Brota, criado para dar continuidade ao movimento. O projeto – que acontece em paralelo ao festival e se estende até junho de 2021 – tem como objetivo engajar o público mais jovem, de 14 a 30 anos. Todos serão convidados a escrever uma carta para si mesmos no futuro e a contar, em palavras e imagens, como desejam se lembrar desse período.
Uma “cápsula do tempo” que conecta presente e futuro, criando memórias individuais e coletivas do que vivemos agora e da direção para onde queremos caminhar quando tudo isso passar. A partir dessas histórias, o LivMundi criará um acervo para compartilhar de forma digital e presencial quando acabar o isolamento social.
Veja como foi a edição 2019 do festival:
Programação Festival LivMundi 2020
PAINÉIS DE DIÁLOGOS
Serão realizados 14 encontros com convidados brasileiros e internacionais, com o objetivo de inspirar a reflexão, o pensamento criativo e a busca por soluções para os desafios atuais e do futuro.
CONVERSAS
Conversas sobre temas diversos (7 no total), como ciência e astrologia, saneamento e regeneração do planeta a partir da alimentação.
TERRITORIOS RJ
Histórias e conteúdos exclusivos relacionado a três territórios de ação do LivMundi: a Lagoa de Araruama, o Parque Nacional da Tijuca e a Serra da Misericórdia.
OFICINAS
Serão oferecidas 7 oficinas virtuais de compostagem, separação de resíduos, entre outros temas, para crianças, jovens e adultos.
ATIVIDADES DE AUTOCONHECIMENTO E BEM-ESTAR
A cultura da sustentabilidade também abrange autoconhecimento e qualidade de vida. O LivMundi promoverá 7 atividades de bem-estar com o objetivo de cuidar do indivíduo para que ele esteja pronto para se permitir refletir e promover a transformação.
FEIRA
A tradicional feira do LivMundi será levada para o ambiente digital. No site do LivMundi o público poderá visitar a feira que engloba produtos alimentícios, moda&design e livros, com a curadoria da Junta Local, Vale das Palmeiras, Coletivo Z, Diferente e LivMundi.
APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS E SHOW
Com curadoria do Observatório de Favelas, haverá 7 apresentações de artistas das periferias. Além disso, o LivMundi vai apresentar um grande show, que será anunciado em breve.
LIVMUNDI SABER – MARÇO A JUNHO/21
Os encontros de sensibilização do LivMundi serão realizados com crianças de seis escolas públicas da Região dos Lagos, para que compreendam o sistema geográfico, biológico, socioeconômico e cultural no qual estão inseridos e relacioná-los com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS da ONU. Ao final do projeto será realizado um evento simbólico para reunir, em junho 2021, as escolas participantes dos encontros de sensibilização.
Confira a programação com todas as atividades, no site www.livmundi.com.
Por Ciclovivo
0 Comentários