• SIGA O JUSCELINO NAS REDES

Fazenda vertical vai cultivar mil toneladas de verduras por ano

A ONU estima que 55% da população mundial vive em áreas urbanas, percentual que tem previsão de aumentar para 70% até 2050. Com tanta gente morando nas grandes cidades, não é exagero dizer que a segurança alimentar vai depender do aumento da agricultura urbana. Porém, no modelo atual de adensamento urbano sobra pouco espaço no chão para plantar alimentos. É neste sentido que empresas têm apostado no cultivo vertical e em coberturas de prédios.

Nos arredores de Copenhague, capital da Dinamarca, entrará em funcionamento uma “fazenda” vertical coberta que funciona em sistema totalmente fechado. Os alimentos são cultivados em prateleiras empilhadas. Fazendo uso da técnica hidropônica, as plantas crescem em uma mistura de água com nutrientes, sem fazer uso de solo e agrotóxicos.

Além de adotar o sistema vertical, a fazenda interna inclui lâmpadas LED e diversos recursos tecnológicos para impulsionar o plantio. Tudo é automatizado. Para fechar o ciclo, a eletricidade necessária para o funcionamento de todo o maquinário será suprida por energia eólica.

Sistema prestes a inaugurar na Dinamarca

O espaço, de quase 7 mil m², é capaz de produzir mil toneladas de verduras por ano. Com mais fazendas do tipo em funcionamento, o país poderia suprir a demanda de alimentos no rigoroso inverno – quando a Dinamarca costuma importar suas verduras.

Outro benefício é que a produção ajudará a reduzir o desperdício de alimentos, uma vez que as verduras chegarão mais frescas aos supermercados em comparação ao transporte de cultivos em áreas afastadas da cidade.

O projeto é uma parceria entre a startup dinamarquesa Nordic Harvest e a empresa taiwanesa YesHealth Group, detentora da tecnologia.

No Brasil, um protótipo de fazenda urbana com sistema de aquaponia é conduzido pela Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo. Confira aqui.

Por Ciclovivo

0 Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.

Inscreva-se

Receba as últimas notícias do Blog do Juscelino