• SIGA O JUSCELINO NAS REDES

Estudo revela que custo da energia solar caiu 99% desde a década de 1970

Um estudo do MIT, publicado na revista PLOS ONE, analisou detalhadamente as inovações responsáveis por essa queda, concluindo que muitos avanços vieram de setores fora da indústria solar — como semicondutores, metalurgia, fabricação de vidro, petróleo e até processos de licenciamento.

Inovações cruciais para a economia de custos

  • Os pesquisadores identificaram 81 inovações-chave, que variam desde melhorias em materiais, como vidros antirreflexo, até o desenvolvimento de softwares que automatizam aprovações e reduzem o tempo de instalação.
  • O estudo dividiu os custos em dois grupos: os módulos fotovoltaicos, fabricados em massa e facilmente exportáveis, e os custos de equilíbrio do sistema (BOS), que dependem mais de condições locais, incluindo atrasos em obras e trâmites burocráticos.
  • A redução de custos foi resultado de uma rede interconectada de inovações industriais, políticas públicas e ganhos de escala obtidos pela produção em larga escala, além do chamado “aprendizado pelo uso”, em que melhorias surgem com a experiência acumulada.

A metodologia utilizada combinou modelagem quantitativa com análise qualitativa, permitindo estimar o impacto de cada inovação individualmente.

A transição energética não precisa ser cara

Segundo os autores, essa abordagem não só ajuda a compreender o passado, como também pode orientar estratégias para acelerar reduções de custo em outras tecnologias renováveis, como baterias e hidrogênio verde, potencializando a transição para um sistema energético mais limpo e acessível.

Por Olhar Digital
Foto: torstensimon/pexels

0 Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.

Inscreva-se

Receba as últimas notícias do Blog do Juscelino