Empresa Canadense descobre nova maneira de reciclar o plástico
Uma empresa localizada em Quebec encontrou uma maneira nunca experimentada antes para reciclar os plásticos. O sistema descoberto pela Pyrowave faz uso de micro-ondas e energia elétrica, ao invés de calor, reduzindo drasticamente a quantidade de energia e as emissões de gases de efeito estufa.
A tecnologia é tão promissora que chamou a atenção de muitas empresas, que decidiram apostar na tecnologia para construir um sistema de reciclagem de pneus por microondas. Será a primeira vez que essa tecnologia será usada em escala comercial.
A tecnologia consiste no uso de microondas de alta potência para quebrar o poliestireno – um plástico comum usado para fazer de copos descartáveis a pentes, escovas e potes de iogurte, em componentes moleculares, que os fabricantes podem usar para criar um plástico de poliestireno inteiramente novo
Reciclagem mecânica
A maior parte da reciclagem praticada hoje em dia em todos os países, é a reciclagem mecânica, onde os plásticos são triturados antes de serem derretidos para serem transformados em novos produtos.
Para que o processo seja viável, o fluxo de plásticos enviados para o processamento precisa ser bem classificado e isso representa enormes desafios logísticos.
É por isso que é importante unir-se a ações que facilitem a inserção do plástico na cadeia da reciclagem. Se a sua empresa usa copos descartáveis, por exemplo, é possível fazer parte do Programa de Reciclagem de Copos Descartáveis, uma iniciativa da Braskem realizada em parceria com a Dinâmica Ambiental.
Criado em 2018,o programa tem como objetivo dar um destino correto aos copos plásticos usados nos ambientes corporativos e em eventos. As empresas que aderem ao programa recebem um coletor, que facilita o acondicionamento dos copos e o encaminhamento para as recicladoras.
O Programa de Reciclagem de Copos Descartáveis conta com o apoio das empresas Copobras, Altacoppo, Unigel e Innova. As empresas que tiverem interesse em aderir a esta ação, podem entrar em contato com a Dinâmica Ambiental para mais informações.
Por Pensamento Verde
0 Comentários