Dicas para plantar e cuidar bem da sua Dracaena
Com uma folhagem colorida e a capacidade de sobreviver longos períodos sem muitos cuidados, a Dracaena é uma das melhores plantas para ambientes internos. Por sem simples de manter bonita, também é uma ótima opção para iniciantes na jardinagem e tem várias espécies, para agradar diferentes gostos.
Na natureza, é uma planta que fica grande, com o tamanho semelhante ao de uma árvore. Com espaço para crescer em casa pode atingir até 1,5m de altura, ajudando a decorar os ambientes com seus caules resistentes e folhas listradas.
As formas mais populares são as cultivares de Dracaena fragrans, também conhecida como planta de milho, como ‘lemon lime’, com suas folhas largas verde-escuras, lima e amarelas, e ‘massangeana’, que produz folhagem verde pálida e escura. Já a Dracaena marginata é outra favorita, sua folhagem fina e pontiaguda oferece uma aparência de palmeira – sendo o tipo tricolor uma bela forma colorida com folhas vermelhas. A Dracaena reflexa, também conhecida como ‘Canção da Índia’, é outra espécie bonita, com folhas amarelas e verdes brilhantes que tem um visual bem marcante.
Como cuidar da Dracaena?
A Dracaena se dá melhor em ambientes internos e, com algumas dicas, ela cresce forte e bonita, desde que sejam tomados alguns cuidados, que vão da iluminação ao cuidado com possíveis “pragas”.
Iluminação
Esta é uma espécie que precisa de pouca luz solar para manter suas belas cores – muito sol pode inclusive queimar a folhagem. Para alcançar esse meio termo, coloque-as no chão ou em uma mesa em uma sala iluminada, longe da janela. Evite também áreas próximas a aquecedores ou ar condicionado, que podem ressecar a planta.
Rega e adubo
Para um crescimento saudável, o ideal é manter o solo rico em matéria orgânica durante a estação de crescimento, da primavera ao outono, colocando adubo orgânico uma vez a cada quinze dias durante este período.
A rega deve acontecer quando o topo do solo estiver quase seco. No inverno, reduza a rega e adubação, mantendo a terra apenas úmida.
Escolha vasos com boa drenagem e, na hora de regar, use uma pia para que a água escorra totalmente. Se a sua planta for muito grande, coloque-a em uma superfície elevada para que o vaso não fique em contato direto com a água que se acumula no prato. Outra dica é remover esta água com um pano. Esses métodos evitarão que o solo fique encharcado, o que pode levar ao apodrecimento do ramo.
As folhas da Dracaena gostam de umidade, então borrife água nelas uma vez por semana no verão ou uma vez a cada duas semanas no inverno.
De olho na sua Dracaena
Se você verificar os ramos regularmente e remover as folhas que mostram sinais de danos causados por possíveis “pragas”, vai conseguir manter a maioria dos problemas sob controle. Pragas com maior probabilidade de infectar uma Dracaena incluem ácaro rajado, tripes e cochonilhas, que causarão folhas descoloridas ou distorcidas.
O melhor método para se livrar de tripes é sacudir a planta para que eles caiam. Eles podem ser controlados com armadilhas pegajosas suspensas acima da folhagem, porém, esses insetos raramente causam danos graves, então não se preocupe muito se seu ramo for dominado por eles.
Se você vir saliências escamosas ou semelhantes a conchas nos caules e folhas, os insetos sugadores de seiva são os culpados. Estes podem ser controlados mergulhando um pincel pequeno em álcool e aplicando-o sobre essas pragas. Remova plantas severamente infestadas.
Fique de olho!
Rega irregular e baixos níveis de umidade podem levar a pontas de folhas marrons. Isso pode ocorrer se a planta estiver muito perto de aquecedor, ar condicionado ou de uma janela ensolarada. Também pode acontecer caso tenha esquecido de regar ou borrifar um pouco de água nas folhas. Para resolver é simples, regando e borrifando as folhas regularmente. Limpar a poeira das folhas também permitirá que ela absorva luz com mais eficiência.
As folhas da Dracaena também podem murchar ou descolorir se você as aguar demais – por isso é importante uma boa drenagem e evitar regas muito constantes.
Se forem regadas em excesso, as plantas podem desenvolver a mancha foliar, da doença fúngica, o que resulta em pontos avermelhados ou marrons claros cercados por um halo amarelo na folhagem. Se você notar isso, remova as folhas infectadas, dê menos água e tente manter as folhas secas.
Ar mais puro?
Pesquisas da NASA mostraram que a Dracaena é uma das melhores plantas para ajudar a purificar o ar de produtos químicos poluentes, como benzeno e formaldeído, mas estudos mais recentes descobriram que você precisaria de uma floresta destes tipos para fazer uma diferença significativa aos níveis em sua casa.
No entanto, uma nova pesquisa mostrou que a capacidade dos ramos de regular os níveis de umidade em uma residência pode ajudar a suprimir os micróbios do ar, incluindo fungos e bactérias, em até 50%. Além disso, as plantas melhoram nosso bem-estar mental, então não faltam boas razões para colocar uma Dracaena na sua casa.
As Dracaenas podem ficar em diversos ambientes da casa, desde que o local respeite as condições de iluminação e umidade. Mas é importante lembrar que estas são plantas tóxicas para animais de estimação, então não são uma boa escolha se você tiver um filhote que está na fase de mastigação.
Com informações de Casa.com.br e GardeningEtc
Por Ciclovivo
0 Comentários