• SIGA O JUSCELINO NAS REDES

Degelo do permafrost ameaça comunidades no Ártico

O derretimento do permafrost coloca em risco até 3 milhões de habitantes do Ártico

O degelo do permafrost apresenta diversos perigos para as comunidades locais do Ártico, seus modos de vida, infraestrutura e meio ambiente.

Um estudo transdisciplinar destacou os principais perigos em quatro áreas do Ártico, permitindo que as comunidades se adaptem e façam escolhas bem informadas.

O permafrost abrange cerca de 15% da superfície terrestre do hemisfério norte e está se deteriorando rapidamente em decorrência das mudanças climáticas.

O degelo do permafrost não só constitui uma ameaça global com a liberação de gases de efeito estufa, mas também terá consequências de grande repercussão para aproximadamente 3 milhões de residentes do Ártico que habitam regiões mais vulneráveis à degradação do permafrost.

Cinco ameaças principais

Os pesquisadores identificaram cinco ameaças principais relacionadas à infraestrutura, à mobilidade e ao abastecimento, à qualidade da água, à segurança alimentar e à saúde. As descobertas foram divulgadas na revista Communications Earth and Environment.

Comprometendo os ecossistemas locais

O colapso da infraestrutura e as interrupções na mobilidade e no abastecimento levantaram inquietações em todas as áreas devido aos impactos generalizados na sociedade e na economia.

No Canadá, a liberação de poluentes provenientes de infraestrutura industrial abandonada, como poços de petróleo e gás, é considerada uma ameaça grave à saúde tanto animal quanto humana.

Ademais, em regiões onde práticas tradicionais de uso da terra e modos de subsistência são elementos fundamentais da identidade cultural das populações locais, os efeitos adversos da fusão do permafrost na segurança alimentar também são uma grande preocupação.

Os perigos associados ao degelo do permafrost põem em risco significativamente os ecossistemas locais e a saúde das comunidades.

Mapa das áreas de estudo e tendências na temperatura do solo no período 2000-2019
Mapa das áreas de estudo e tendências na temperatura do solo no período 2000-2019, in “A transdisciplinary, comparative analysis reveals key risks from Arctic permafrost thaw

Referência:

Gartler, S., Scheer, J., Meyer, A. et al. A transdisciplinary, comparative analysis reveals key risks from Arctic permafrost thaw. Commun Earth Environ 6, 21 (2025). https://doi.org/10.1038/s43247-024-01883-w

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

Por Ecodebate

0 Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.

Inscreva-se

Receba as últimas notícias do Blog do Juscelino