Como plantar rabanete em casa?


Com a presença de diversas vitaminas que fortalecem a saúde, o rabanete é uma hortaliça cultivada desde a antiguidade, rica em diversos minerais essenciais ao organismo, tais como Ca, P, Mg, K, Cu, e Zn. Além disso, possui efeito diurético, ação desintoxicante e antioxidantes que ajudam a prevenir o envelhecimento.
Ele pode ser usado de diferentes formas na culinária, tanto in natura, principalmente em saladas ou até risoto, como também fatiado e cozido para fazer parte de bolos ou outras receitas.
Leia também:
- 1.Como plantar louro no solo ou em vasos?
- 2.Como plantar abobrinha na sua horta?
- 3.Saiba como plantar – e colher – couve em casa
Para melhor, plantar rabanete em casa é bem fácil e uma ótima opção para quem está começando a horta doméstica, já que a colheita acontece em cerca de um mês e o cultivo é super simples. Amanda Inoue, Coordenadora de Pesquisa e Produção de Sementes na ISLA Sementes e Karine Freitas, Analista de Pesquisa na ISLA Sementes, separaram algumas dicas para que a sua colheita seja farta!

Tipos de solo e plantio
O rabanete é uma hortaliça que se adapta melhor a solos leves e drenados ou areno-argilosos. Além de poroso é interessante que seja rico em matéria orgânica.
O plantio pode ser realizado de forma direta ou por meio de mudas. O plantio direto com sementes é indicado para quem está começando a sua horta, já que este é um cultivo fácil e relativamente rápido, o que traz uma satisfação boa para os jardineiros de primeira viagem.
O ideal é fazer sulcos com 1 a 2 cm de profundidade e espaçamento entre sulcos de 20 cm devem ser utilizados. A distância entre as mudas deve ser de pelo menos 5 cm.

Épocas do ano
De maneira geral, o rabanete pode ser cultivado o ano todo, porém, existem diversas variedades que se adaptam a diferentes regiões e semeios em diferentes épocas do ano.
No catálogo da ISLA temos 13 variedades de rabanetes, sendo uma delas da linha orgânica. As informações sobre o clima mais indicado para as diferentes variedades estão nas embalagens, mas conversar com um especialista ou com o vendedor da loja de sementes e plantas também é uma boa ideia.

Cuidados especiais
Depois de escolher uma variedade de rabanete bem adaptadas à sua região e clima e preparar um solo com boa drenagem e rico em matéria orgânica, é a hora de semear. Depois de semear, regue o solo com cuidado para não encharcar ou descobrir as sementes uma vez ao dia.
É importante que o rabanete seja plantado em locais com bastante luminosidade, preferindo pleno sol ou áreas com sombra parcial. Como o rabanete possui relativa exigência nutricional, geralmente se recomenda a incorporação de matéria orgânica no momento do plantio e também uso de adubo ou composto orgânico para enriquecer o solo, uma vez a cada 2 semanas.
Leia também:
- 1.Transforme os restos de poda em adubo para árvores
- 2.Por que fazer compostagem em casa?
- 3.Gongocompostagem: opção vantajosa para produção de adubo orgânico
Entre 25 e 40 dias depois da semeadura, as folhas já vão estar grandes e é possível ver o rabanete bem desenvolvido no solo. Na dúvida, arranque um pé de rabanete e veja se já está no tamanho desejado.

Por Ciclovivo
0 Comentários