• SIGA O JUSCELINO NAS REDES

Chimpanzé vítima de narcotraficantes recebe refúgio no Brasil

Yoko é um chimpanzé de 38 anos com uma história marcante. Ele foi resgatado, em 2018, de narcotraficantes colombianos que o treinaram para imitar humanos. O animal vivia vestido, aprendeu a andar de bicicleta, a fumar e tornou-se viciado em televisão.

O chimpanzé passou quase dois anos sozinho depois que seus companheiros, Chita e Pancho, foram mortos a tiros ao fugirem do Bioparque Ukumari, em 2023. Nos últimos anos, Yoko vivia sob os cuidados de especialistas, sendo o último grande primata mantido em cativeiro na Colômbia.

    Para dar fim a esse pesadelo, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) autorizou a vinda do animal ao Brasil. A viagem começou na cidade de Pereira, na Colômbia. De lá, ele seguiu para Bogotá, com destino a Campinas (SP), onde foi recebido no Aeroporto Internacional de Viracopos.

    Notícias Relacionadas PROMESSAAdiamento de dívidas de produtores gaúchos será aprovada até sexta, diz Fávaro MAIS UMCaso de gripe aviária em Minas Gerais é confirmado pelo Mapa

    Yoko ficará em um santuário de grandes primatas em Sorocaba, onde passará por uma quarentena e dois tratamentos de amplo espectro contra endo e ectoparasitas: um no início do período de isolamento e outro entre três e cinco dias antes do fim desse período.

    Por 30 dias, o chimpanzé ficará separado dos outros animais do local e sob a supervisão do veterinário responsável pela instituição. Durante esse período, ele será frequentemente monitorado quanto à ocorrência de sinais clínicos de doenças infectocontagiosas.

    Segundo técnicos da Superintendência de Agricultura e Pecuária em São Paulo (SFA-SP), esse período poderá ser estendido a critério da autoridade veterinária, que acompanhará a investigação e a resolução de eventuais suspeitas de doenças reportadas pelo veterinário responsável.

    Após o fim do isolamento, caso não haja qualquer evidência de transmissão de doenças entre os animais, Yoko se juntará a um grupo de primatas que vivem no santuário.

    Por Canal Rural
    Foto: Divulgação Mapa

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    Seu email não será publicado.

    Inscreva-se

    Receba as últimas notícias do Blog do Juscelino