As 7 melhores sementes para quem tem pouco espaço


Além de garantir alimentos frescos e sem veneno, ter uma horta caseira traz vários benefícios para a nossa saúde física e mental. O contato com a terra e com os ciclos da natureza é uma das formas de diminuir a ansiedade e pode até auxiliar no tratamento de casos de depressão – estudos mostram que alguns microrganismos presentes no solo tem um efeito semelhante à antidepressivos.
Mas, a vida em grandes centros urbanos traz um problema para quem sonha em ter sua própria horta: a falta de espaço. Nas cidades, muita gente vive em apartamentos ou em casas onde os espaços ao ar livre são menores.
A boa notícia é que, mesmo nesses casos, é possível cultivar alguns ingredientes para as nossas receitas. “Vasos, jardineiras e hortas verticais são excelentes alternativas para quem quer cultivar mesmo sem dispor de muito espaço. Optar por variedades compactas, utilizar substratos enriquecidos e garantir uma boa iluminação e irrigação são cuidados fundamentais para o crescimento saudável das plantas em ambientes reduzidos”, garante Leandro Mello, especialista da ISLA Sementes.
Dicas para uma horta caseira em pouco espaço
Leandro separou algumas espécies que não precisam de muitos espaços e podem ser cultivadas mesmo em apartamentos. Para isso, o especialista tem algumas dicas:
- Escolha o lugar – procure um espaço que receba cerca de 4 horas de sol por dia.
- Prepare a terra – use terra vegetal adubada: aproveite cascas de ovos, borra de café e cascas de frutas.
- Vasos – Vasos de aproximadamente 18L são boas escolhas, mas você também pode optar por reaproveitar garrafas grandes, potes e outros recipientes de vidro, argila ou plástico.
- Cuidados – Regue sem exageros, sempre que for necessário, faça a poda e fique atento aos sinais de “pragas” – caso elas apareçam, procure alternativas naturais para reequilibrar o ecossistema da sua horta.
7 sementes que não precisam de muito espaço
Manjericão: Uma erva muito utilizada na culinária, rica em antioxidantes, vitaminas A, C e K. Ela é fácil de cultivar, pode ser plantada em vasos pequenos, prefere locais ensolarados, solo bem drenado e precisa de regas moderadas.
Alface: Muito consumida, ela está sempre pronta para compor salada, sanduíches, etc. É rica em fibras, vitaminas A, C e K. Pode ser cultivada em vasos de 80 cm, necessita de um solo rico em nutrientes, regas frequentes e clima ameno.
Coentro: Possui um sabor característico, bastante apreciado na culinária. Possui vitaminas A, C e K e propriedades antioxidantes. Ele pode ser cultivado em vasos de 80 cm, deve ser conduzido em um local ensolarado e com o solo bem drenado e regado frequentemente.
Espinafre: Extremamente nutritivo e versátil, é rico em ferro, cálcio, vitaminas A, C e K. Pode ser cultivado em vasos de 80 cm, cresce melhor em climas mais amenos e precisa de solo bem adubado e regas regulares.
Pimentão: Rico em vitaminas A, C e E e antioxidantes, podem possuir diversas cores como verde, vermelho e amarelo, é muito versátil na culinária. Necessita de bastante luz solar, solo bem drenado, regas moderadas e pode ser cultivado em vasos de 18L.
Pimenta: Ingrediente bastante utilizado no dia a dia do brasileiro. Pode ser cultivada em vasos de 18L. Precisa de luz solar, solo bem drenado e regas moderadas.
Tomate cereja: Se destacam por apresentar sabor adocicado e suculência. Rico em vitaminas A, C e K e antioxidantes. O tomate cereja tem o crescimento rápido, fácil e se adapta bem a vasos de 18L e jardineiras.
Por Ciclovivo
0 Comentários