• SIGA O JUSCELINO NAS REDES

Um terço das espécies de plantas e animais pode desaparecer em 50 anos

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, sugere que um terço dos animais e plantas do planeta pode ser extinto até 2070 em decorrência das mudanças climáticas. Para chegar a esse resultado, a equipe combinou informações sobre extinções recentes, taxas de migração de espécies e diferentes projeções do clima futuro.

Publicada no periódico científico Proceedings of the National Academy of Sciences, a pesquisa analisou dados de 538 espécies em 581 áreas de todo o mundo. Os cientistas Cristian Román-Palacios e John J. Wiens, que lideraram a investigação, acompanharam espécies vegetais e animais durante 10 anos. Eles descobriram que 44% das 538 espécies estudadas já haviam sido extintas em um ou mais lugares.

“Ao analisar as mudanças climáticas de cada local, pudemos determinar quais variáveis ​​influenciam nas extinções e quantas mudanças uma população pode tolerar sem se extinguir. Também estimamos a rapidez com que as populações podem se mover para tentar escapar do aumento da temperatura”, disse Román-Palacios, em nota à imprensa.

O estudo identificou que as temperaturas máximas anuais e as máximas dos dias quentes do verão são os principais motivos que explicam se uma população será extinta. A análise também revelou que a maioria das espécies não será capaz de se dispersar com rapidez suficiente para evitar a extinção

Por causa do clima mais quente, as projeções também indicam que essas extinções serão de duas a quatro vezes mais comuns nos trópicos do que nas regiões temperadas. “Este é um grande problema, porque a maioria das espécies de plantas e animais ocorre nos trópicos”, alerta Román-Palacios.

Por Galileu

0 Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.

Inscreva-se

Receba as últimas notícias do Blog do Juscelino