• SIGA O JUSCELINO NAS REDES

Série de podcasts ‘Casa Floresta’ traz indígenas, quilombolas e ribeirinhos

Os povos indígenas, quilombolas e ribeirinhos são as vozes presentes na série de podcasts “Casa Floresta” que estreia no dia 12 de setembro de 2022. Convidadas e convidados de diferentes partes do Brasil vão entrevistar lideranças dos povos da floresta, conhecendo e compartilhando com os ouvintes as lutas e as belezas de da vida destas pessoas nos territórios do Rio Negro, Xingu, Araguaia e do Vale do Ribeira.

A ideia é compartilhar com o maior número de pessoas as experiências nas comunidades e as vivências e pontos de vista das lideranças, gerando reflexões sobre a diversidade, a economia, os modos de vida, o conhecimento ancestral e o pensamento de povos e comunidades tradicionais como inspiração para um futuro melhor.

Entre as participações especiais estão a atriz e roteirista Maria Ribeiro, as criadoras de conteúdo Nátaly Neri e Amanda Campelo, a cozinheira Thallita Flor e o comunicador indígena Tukumã Pataxó. A apresentação fica por conta da comunicadora e engenheira ambiental Aline Matulja.

Em 17 dias de gravação, entre fevereiro e julho de 2022, a “Casa Floresta” visitou quilombolas do Vale do Ribeira, no Sudeste de São Paulo, ribeirinhos das Reservas Extrativistas Rio Xingu e Rio Iriri, no Pará, e lideranças indígenas dos povos Ikpeng, Xavante, Pataxó, Sateré-Mawé, Baniwa, Tukano, Tuyuka, Baré, Wanano, Hupda, Piratapuya e Yanomami.

podcast Casa Floresta
Equipe do podcast Casa Floresta na roça no quilombo Nhunguara, no Vale do Ribeira (SP). Foto: Pedro Hassan | ISA

O resultado seis episódios com mergulhos profundos e transformadores nas raízes negras e indígenas do Brasil. Os episódios vão ao ar até o final de outubro no Spotify, Apple Podcast, Deezer e Castbox.

Episódios

No primeiro episódio, que vai ao ar no dia 12 de setembro, o xamã e liderança Yanomami, Davi Kopenawa, visita a Rua Oscar Freire, uma das mais caras da capital paulista, e debate com Maria Ribeiro, em frente a joalherias, os graves impactos do garimpo ilegal de ouro na Terra Indígena Yanomami, que acaba de completar 30 anos de sua demarcação.

podcast Casa Floresta
Davi Kopenawa, xamã e liderança Yanomami, dialoga com a atriz Maria Ribeiro no primeiro episódio da série de podcasts. Foto: Pedro Hassan | ISA

As reflexões sobre esse encontro são o ponto de partida para os episódios seguintes, que contam a imersão da jornalista paraense Amanda Campelo na Reserva Extrativista Rio Xingu em Altamira (PA) e a visita da cozinheira fluminense Thallita Flor aos quilombos do Vale do Ribeira (SP).

podcast Casa Floresta
A influenciadora digital e chef de cozinha, Thallita Flor, durante visita ao quilombo Nhunguara, no Vale do Ribeira. Foto: Pedro Hassan | ISA

As vivências e reflexões seguem com o comunicador indígena Tukumã Pataxó em São Gabriel da Cachoeira (AM) e a troca de conhecimentos com os povos do Alto Rio Negro, e com o encontro da criadora Nátaly Neri e o trabalho de restauração florestal da Rede de Sementes do Xingu com o povo Xavante da aldeia Ripá, na Terra Indígena Pimentel Barbosa, em Mato Grosso.

A série ainda conta com um episódio especial sobre o protagonismo feminino na luta de povos indígenas e comunidades tradicionais, reunindo as experiências das convidadas e da apresentadora Aline Matulja em todos os territórios visitados.

podcast Casa Floresta
Samela Sateré Mawé e Tukumã Pataxó, jovens ativistas indígenas e Aline Matujla na gravação de episódio em São Gabriel da Cachoeira. Foto: Pedro Hassan | ISA

Produção e parcerias

A série de podcasts ‘Casa Floresta’ conta com a parceria da Hutukara Associação Yanomami, a Cooperativa dos Agricultores Quilombolas do Vale do Ribeira (Cooperquivale), das Associações Quilombolas, da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn), da Rede Terra do Meio, da Rede de Sementes do Vale do Ribeira e da Rede de Sementes do Xingu.

podcast Casa Floresta
Tukumã Pataxó ao lado do mestre Luiz Laureano da Silva e seu irmão Mario Feliciano Joaquim, em São Gabriel da Cachoeira. Foto: Pedro Hassan | ISA

A produção da série é da Ampère, e a direção de M.M. Izidoro, com roteiro de Juão Nyn, Thaline Silva e suporte da equipe do Instituto Socioambiental (ISA). O relacionamento com os convidados foi realizado pela agência LEMA+. A série ‘Casa Floresta’ é uma realização do ISA com apoio da Rainforest Foundation Norway.

Com informações de Roberto Almeida | Jornalista do ISA

Por Ciclovivo

0 Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.

Inscreva-se

Receba as últimas notícias do Blog do Juscelino