• SIGA O JUSCELINO NAS REDES

Roteiro pelos principais lagos suíços: um sonho de viagem

Que tal conhecer um destino europeu com paisagens deslumbrantes e muita tranquilidade para viajar por conta própria? A Suíça tem um território bem pequeno, mas abriga 6% das reservas de água doce da Europa e cerca de 1.500 lagos. Por isso, vale a pena fazer uma viagem temática e descobrir diversas atrações do país enquanto visita os principais lagos suíços.

Você vai se encantar com essa experiência!

Dicas de viagem para a Suíça

Além de aproveitar as sugestões abaixo para montar o seu roteiro, é bom conferir a validade do seu passaporte e as novidades sobre o lançamento do ETIAS para que você possa viajar para a Suíça sem visto depois que a autorização eletrônica para viagens à Europa estiver em vigor. Também vale lembrar que, mesmo sendo um país europeu, a Suíça não adota o Euro. Então, prepare-se para fazer suas transações na moeda local, o Franco Suíço (CHF).

1. Lago Zurique

O lago Zurique fica na maior cidade do país — um destino que conta com voos diretos do Brasil para a Suíça, além de ser facilmente acessível por quem já está na Europa. Com um calçadão projetado para agradáveis passeios às margens desse lago, há muito o que descobrir ao escolher a cidade de Zurique como ponto de partida para o seu roteiro de viagem.

Entre as atrações urbanas, vale destacar o extenso calendário de eventos e os restaurantes locais, onde você pode saborear os famosos queijos suíços, combinados a vinhos e chocolates da região. Outra excelente pedida é fazer um tour de barco pela famosa “costa dourada” (ao norte do lago) ou até Rapperswil (no extremo leste), que é conhecida como a cidade das rosas.

2. Lago Lucerna

Lucerna é uma das cidades mais encantadoras da Suíça e fica a menos de uma hora de Zurique para quem vai de trem ou de carro. Ao chegar lá, é provável que você comece a fotografar os reflexos do centro histórico nas águas cristalinas do Lago Lucerna — afinal, isso só realça a combinação perfeita entre a arquitetura do século XIV da Kapellbrucke, a ponte da Capela e a paisagem das montanhas ao redor.

Além de ser possível fazer passeios do tipo bate-e-volta de Lucerna para vários vilarejos charmosos nos arredores (de barco, trem ou carro), aproveite para conhecer melhor a cidade e matar a sede desfrutando das fontes de água potável que você encontrar pelas ruas.

3. Lago Oeschinen

O Oeschinen é um lago de altitude, que tem a opção de acesso por teleférico e geralmente congela no período entre dezembro e maio. Por isso, as atrações podem variar bastante de acordo com a época do ano escolhida para o seu roteiro pelos lagos suíços.

Mas não se preocupe porque, certamente, você vai encontrar boas opções para se divertir nessa área em qualquer estação.

Se a temperatura permitir, experimente descer pelo sensacional tobogã Rodelbahn, alugar um bote a remo ou fazer um piquenique à beira do lago. Para os meses mais frios, a dica é passear de trenó, patinar e pescar no gelo.

4. Lago Genebra

O Lago Genebra fica na fronteira entre a Suíça e a França, em uma localização privilegiada para praticar atividades ao ar livre e apreciar a beleza do maciço de montanhas nevadas do Alpes de Vaud, com direito a uma esticada até algumas estações de esqui nos arredores.

Esse lago suíço é um destino badalado na Europa e conta com uma atração imperdível às suas margens: o Castelo de Chillon (um dos mais visitados da Suíça). Além de desfrutar de uma experiência de turismo de luxo em Genebra, você pode aproveitar a viagem para conhecer a famosa Riviera de Montreaux, visitar os vinhedos locais e conferir o lado francês da região.

5. Lago Lugano

O Lago Lugano tem uma atmosfera mediterrânea e uma vibração peculiar. Isso porque se divide entre a Suíça e a Itália — e lá a influência do país vizinho é bem mais marcante do que em outros lagos suíços que ficam em regiões fronteiriças. Esta pode ser uma opção interessante para quem quer vivenciar diferentes culturas, sabores e sotaques apenas passeando pela orla do Lago Lugano na porção suíça, sem cruzar a fronteira. Mas também vale a pena aproveitar a proximidade e explorar as atrações da porção italiana do lago. Você decide!

Estes são apenas alguns exemplos para inspirar a criação do seu roteiro pelos lagos suíços. Afinal, o país conta com uma invejável bacia hidrográfica e atrações como uma ciclovia ao longo do perímetro do Lago Constança ou os peculiares lagos Thun e Brienz, que são separados por uma pequena porção de terra.

Foto: Reprodução

Por jornale.com.br

0 Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.

Inscreva-se

Receba as últimas notícias do Blog do Juscelino