• SIGA O JUSCELINO NAS REDES

Rio atmosférico: o que é e qual o maior do mundo?

Embora não muito conhecido pelas pessoas, os ‘rios atmosféricos’ são faixas extensas de vapor de água que se concentram na atmosfera do nosso planeta, transportando umidade de uma região a outra. A existência destes rios contribui para a distribuição de água e tem uma conexão direta com o clima de determinadas regiões e até com desastres naturais. A seguir, confira mais informações sobre o fenômeno e conheça um dos maiores rios atmosféricos do mundo.

O que são e como se formam os rios atmosféricos?

Nas aulas de Geografia, somos apresentados constantemente ao conceito de atmosfera, que é um conjunto de camadas gasosas que circundam o nosso planeta e até auxiliam na nossa proteção contra raios ultravioletas, dentre outras funções. Na camada mais baixa, chamada de troposfera, ocorre diferentes fenômenos meteorológicos, o que inclui a formação de rios atmosféricos.

Os rios atmosféricos, também denominados de “corredores de umidade”, são faixas extensas de vapor de água que se formam na atmosfera terrestre e que transportam grandes quantidades de água para diferentes regiões. Eles são formados, basicamente, quando a água de oceanos tropicais é evaporada: o ar quente e úmido começam a se elevar e levam consigo grandes quantidades de vapor de água.

Uma vez que o vapor atinge altitude suficiente, é transportado pelas correntes de vento e levado de um canto a outro. Durante o seu percurso no ar, estas massas úmidas de ar encontram regiões frias, o que contribui para o processo de condensação. Então, começam a liberar água espontaneamente na forma de chuva ou neve, o que pode abastecer diferentes armazenamentos de água (rios, lagos, aquíferos), contribuir para amenizar climas mais secos e quentes, e detém um papel fundamental no controle da temperatura do ambiente.

Qual o maior rio atmosférico do mundo?

Os rios atmosféricos são um fenômeno que ocorrerem naturalmente em todo o planeta, contudo, podem estar mais concentrados nas regiões compreendidas nos trópicos e polos terrestres. Dessa forma, lugares na América do Norte, Europa e alguns países da Ásia parecem ser os que possuem a maior concentração dos rios atmosféricos.

Dentre as maiores concentrações de rios atmosféricos, é possível citar o Pineapple Express, concentrado na região oeste da costa dos Estados Unidos. Segundo os dados colhidos por um satélite (veja aqui), esta faixa de vapor de água é responsável pelo abastecimento de água desta região dos EUA, o que influencia diretamente no abastecimento de rios. Ainda de acordo com os detalhes trazidos pela pesquisa, este rio atmosférico viaja cerca de 4.800 quilômetros, levando a umidade do Havaí direto para a costa oeste estadunidense.

Por Olhar Digital

0 Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.

Inscreva-se

Receba as últimas notícias do Blog do Juscelino