• SIGA O JUSCELINO NAS REDES

“É o Bicho” traz atividades online para crianças explorarem a natureza

O Projeto Bichos do Pantanal lançou sua mais nova campanha: “É o Bicho!” combina brincadeiras, desafios e materiais informativos, usando a internet e as redes sociais, para entreter e educar. O programa tem o intuito de aproximar crianças e adultos da natureza, mesmo durante o período de isolamento social.

Ao todo, serão seis áreas de desafios que serão postados nas redes sociais do Projeto Bichos do Pantanal. Entre os desafios está um concurso que levará o vencedor a uma expedição pelo Rio Paraguai, no estado de Mato Grosso, para acompanhar os pesquisadores na busca de observação das onças do Pantanal.

“As atividades e conteúdos buscam aproximar crianças e adultos da natureza, ensinando de maneira simples e leve a importância da preservação. Esse contato também traz uma melhoria fisiológica e ajuda a reduzir o estresse, saindo da rotina e aproximando adultos e crianças. Para os pequenos, essa percepção da natureza aguça a curiosidade, ajuda no desenvolvimento da sensibilização e da empatia”, explica Mahal Massavi, coordenador de Educação do Projeto Bichos do Pantanal.

Conexão

A conexão com a natureza é um dos pilares do projeto. Mahal cita que centenas de artigos, publicados pelas maiores universidades do mundo,  apontam uma melhora significativa na qualidade de vida de pessoas que têm uma contato constante com a natureza, tanto na parte fisiológica quanto na psicológica.

Segundo Douglas Trent, Diretor de Pesquisas do Projeto Bichos do Pantanal, essa metodologia tem se mostrado muito efetiva no tratamento de crianças com déficit de atenção. “Além disso, é notado que as crianças inseridas em escolas que fazem o uso do contato com a natureza como parte da metodologia de ensino acabam por cooperar mais nas aulas, interagem melhor e apreciam o dia de escola, assim como é observado também o aumento no rendimento escolar”, conta o pesquisador.

Conheça as 6 áreas de desafios que o projeto traz:

SEU QUINTAL É O BICHO

Não é incomum nos depararmos com diversas espécies de animais nos nossos quintais ou jardins, principalmente minhocas, pássaros, borboletas e até mesmo pequenos sapos. Isso acontece por dois fatores: devido ao fácil poder de adaptação desses bichinhos em relação ao ambiente e por conta de já ocuparem esses espaços muito antes do processo de urbanização.

O objetivo desse desafio é fomentar a observação através do contato da fauna nos quintais e jardins, estimulando a conexão com a natureza, a curiosidade e o conhecimento. Coisas simples, como revolver a terra, observar os pequenos bichos contidos em plantas e catar ervas daninhas. Para aqueles que moram em apartamento, basta olhar pela sua janela e observar os animais silvestres que circulam, como pássaros, até mesmo fazer o plantio de um pé de feijão e acompanhar seu crescimento.

Além de aprender mais sobre o meio em que estamos inseridos e os animais com os quais compartilhamos o ambiente, essa atividade ajudar a fugir da rotina de quarentena. Essa atividade também ajuda as crianças: o contato direto com a terra, com a natureza, traz melhorias no sistema imunológico e faz com que fiquem mais tranquilas durante esse período de reclusão.

DIVERSÃO É O BICHO

Desafio com passatempos, artes para colorir, quebra cabeças e mapas, incentiva a educação ambiental no espaço familiar, desenvolvendo atividades lúdicas e paradidáticas, como forma de estímulo ao conhecimento da fauna e flora pantaneira. 

Além disso, foi elaborada uma cartilha acerca dos animais do pantanal com o intuito de ensinar de maneira didática e leve a importância dessa biodiversidade. Ela é totalmente gratuita e está disponível no site do Projeto Bichos do Pantanal.

QUIZ É O BICHO

Desafios sobre a fauna brasileira, com a publicação de imagens de parte do corpo de animais e vocalizações (cantos), desafiando os seguidores das redes sociais do Bichos do Pantanal a identificar as espécies.

CONHECER É O BICHO

Curiosidades sobre a fauna e flora brasileira do pantanal por meio de publicações dentro das redes sociais do Bichos do Pantanal.

PRÊMIO É O BICHO

Além de um prêmio, essa também é uma ação de registro de nacional da vida silvestre nacional em centros urbanos e rurais habitados, possibilitando um grande inventário da fauna presente nas regiões do país. Seguindo as recomendações de ficar em casa, os participantes deverão registrar esses animais que passam pelos próprios quintais, jardins e afins.

O concurso levará em conta o usuário das redes sociais mais interativo, com o maior volume de produção e postagem de fotos de animais silvestres livres, bem como o engajamento em outras atividades. 

O Prêmio É o Bicho levará o vencedor a uma expedição pelo Rio Paraguai juntos dos pesquisadores em busca das onças no Pantanal. O segundo levará um kit do Bichos do Pantanal.

CAPACITAR É O BICHO

Cursos rápidos de extensão e qualificação para professores através de vídeo aulas. Ao todo, serão 20 horas de curso, com o fornecimento de certificado ao final.

Para mais informações sobre as atividades do “É o Bicho”, basta seguir as redes sociais do Projeto Bichos do Pantanal – Facebook, Instagram e Youtube.

Projeto Bichos do Pantanal

Com patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, o Projeto Bichos do Pantanal atua na região do Alto Pantanal (Cáceres e Porto Estrela, MT) desde 2013. O foco é nas áreas de Educação Ambiental, pesquisas que ampliam o conhecimento científico visando a preservação de espécies da fauna pantaneira e a promoção da sustentabilidade local por meio do Turismo Sustentável. O Projeto já mobilizou, em diversas atividades (entre cursos, eventos, capacitações, atividades de mobilização social e Educação Ambiental), mais de 550 mil pessoas entre crianças, jovens e adultos, comunidade escolar, moradores, visitantes e turistas nos municípios de Cáceres e Porto Estrela e Estado do MT.

Saiba mais em: http://www.bichosdopantanal.org

Por Ciclovivo

YOU MIGHT ALSO LIKE

0 Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.

Inscreva-se

Receba as últimas notícias do Blog do Juscelino