• SIGA O JUSCELINO NAS REDES

2024 foi o ano mais quente da história no Oriente Médio e Norte da África, aponta relatório da OMM

O ano de 2024 foi o mais quente já registrado no Oriente Médio e no Norte da África, de acordo com o relatório “Estado do Clima na Região Árabe 2024”, produzido pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) em parceria com a Comissão Econômica e Social para a Ásia Ocidental e a Liga dos Estados Árabes.

Na região, as temperaturas estão subindo duas vezes mais rápido do que a média global. O documento mostra que a temperatura média no ano passado foi 1,08ºC acima da média de 1991-2020, com o valor mais alto registrado na Argélia – 1,64°C acima da média dos últimos 30 anos.

Diante disso, as secas estão se tornando mais frequentes e severas, ameaçando a disponibilidade de água e a agricultura. Em 2024, a condição se agravou no oeste da África do Norte, após seis temporadas de chuvas consecutivas sem sucesso, especialmente em Marrocos, Argélia e Tunísia.

Eventos extremos, incluindo ondas de calor e inundações, causaram mais de 300 mortes e afetaram mais de 3,8 milhões de pessoas em 2024. Em relação às ondas de calor, sua duração aumentou, especialmente no Norte da África e no Oriente Médio, com uma clara tendência de alta desde 1981. Vários países registraram temperaturas acima de 50 °C em 2024.

A frequência e a gravidade desses eventos climáticos aumentaram significativamente, com um elevação de 83% nos desastres registrados entre 1980-1999 e 2000-2019.

Citada pela Reuters, Celesta Saulo, secretária-Geral da OMM, alertou que períodos prolongados com temperaturas acima de 50°C em diversos países árabes eram “excessivamente insustentáveis” para a saúde humana, os ecossistemas e as economias.

Ainda segundo o relatório, quase 60% dos países árabes operam atualmente sistemas de alerta precoce para múltiplos riscos, um número acima da média global, mas ainda insuficiente dada a magnitude dos riscos. O texto ressalta a segurança hídrica como uma prioridade regional máxima, visto que 15 dos 20 países com maior escassez de água no mundo estão localizados na região.

Por um Só Planeta
Foto: Getty Image

0 Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.

Inscreva-se

Receba as últimas notícias do Blog do Juscelino