6 maneiras de atrair abelhas para o seu jardim
A maioria das plantas do planeta, das flores do nosso jardim aos alimentos cultivados pela agricultura, dependem de polinizadores para se reproduzir. As abelhas, borboletas e outros seres vivos são grandes parceiros de jardineiros, agricultores e principalmente, do planeta.
Na categoria dos polinizadores, as abelhas têm um papel especial. Além de garantir a reprodução das plantas, produzem mel e são parte de ecossistemas equilibrados. Infelizmente, as abelhas estão ameaçadas pelo uso de fertilizantes e pesticidas na agricultura e jardinagem, por perda de habitat e mudanças climáticas.
A boa notícia é que, com o hábito delicioso de cultivar jardins e plantas, podemos ajudar a proteger as abelhas – vale lembrar que assim estaremos protegendo o equilíbrio ecológico do planeta e a produção de alimentos. Quer saber como? Basta seguir algumas dicas simples para atrair e manter abelhas e outros polinizadores no seu jardim.
Como atrair abelhas para o seu jardim?
1. Água potável
As abelhas precisam de água todos os dias para beber e controlar a espessura de seu mel. Uma dica é manter uma fonte em que a água circule: você evita o uso excessivo de água e também o risco de atrair outros insetos para a água parada. Para quem tem lagos ou riachos no terreno, a dica é colocar plantas flutuantes, já que as abelhas não nadam e precisam de um “porto seguro”. Um benefício extra é que, além das abelhas, a água corrente pode também atrair pássaros e outros animais.
2. Diversidade
Se há uma coisa que as abelhas estão sempre atentas, são as flores. Para manter as abelhas visitando seu quintal desde o início da primavera até o final do verão, é importante plantar uma grande variedade de flores. Diferentes tipos de plantas com flores irão florescer em diferentes épocas do ano. Manter uma variedade de épocas de floração em seu quintal fará com que as abelhas voltem o tempo todo.
3. Nada de veneno!
Pesticidas ou fertilizantes químicos são um perigo para o solo, para a nossa saúde e também para as abelhas! Mesmo aqueles que não matam as abelhas, podem afastá-las ou então prejudicar sua saúde. A melhor escolha para você, para suas plantas e para o planeta são adubos orgânicos e controle biológico para possíveis “pragas”.
Entre os pesticidas mais nocivos para as abelhas, estão aqueles que contenham qualquer um dos seguintes ingredientes: Rotenona, Terra de diatomáceas, Ácido bórico, Adjuvantes, Neem, Piretrinas, Sulfato de cobre, Cobre, Vinagre de Horticultura, Sabadilla, Spinosad, sabonetes e óleos inseticidas.
4. Plantas nativas
As plantas locais geralmente requerem menos manutenção para se manterem saudáveis, pois já estão adaptadas ao clima regional e também são melhores para as abelhas. Suas populações de abelhas locais são adaptadas para encontrar plantas que crescem naturalmente em seu ambiente. As plantas nativas são os “pratos típicos” da sua região e as abelhas adoram!
5. Flores e cores
Embora a fragrância seja importante, há outros aspectos de uma planta que ajudam as abelhas a decidir onde pousar , como o formato da flor. As abelhas geralmente preferem flores rasas e planas. Estes são fáceis de ver e acessar e fornecem menos lugares para os predadores naturais de uma abelha se esconderem.
As abelhas também preferem flores com pétalas azuladas, roxas ou amarelas. Mas não existe uma regra: o ideal é garantir uma variedade e descobrir quais são as espécies de flores e de abelhas comuns na sua região.
6. Sombra
Assim como os humanos, as abelhas não gostam de calor em excesso. A exaustão pelo calor é uma das principais razões pelas quais você tende a encontrar mais abelhas presas no chão e incapazes de voar em um dia quente, onde são vulneráveis a predadores. Garantir sombra é importante e ela pode estar em árvores, arbustos ou mesmo embaixo de um bom guarda-sol ou outras coberturas. O importante é dar para as abelhas um lugar fresquinho para um descanso refrescante antes do próximo voo.
Por Ciclovivo
0 Comentários